Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

sábado, 5 de setembro de 2015

Dois tempos, duas visitas

Depois de duas panes secas (parece até coisa de Formula 1), o carburador do pobre Frank ficou sujo e dirigí-lo virou um transtorno. E não adiantava limpar o giclê por conta própria e, já que era preciso renovar a inspeção dele (aqui chamado de TÜV, mesmo sendo efetuado pela empresa DEKRA), levei-o para uma oficina fortemente recomendada por alguns amigos. Essa oficina não é especializada em carros antigos mas o pessoal todo conhece os Wartburg dos tempos do muro de Berlim e segundo os relatos, deixariam o Frank quase como novo. Um dos mecânicos inclusive estava próximo de aposentar e tem um Wartburg mais novo como carro de uso diário, e isso avalizou a escolha.
E com ele mancando, tossindo, morrendo e cheirando a gasolina, fomos para a oficina para que, em "breves" três semanas (!!!) o carrinho ficasse pronto. Pneus trocados, carro inspecionado, motor funcionando, e então tudo pago. Saí dirigindo como um cavalo que sai da cocheira, e em dez minutos o carro ficara i-gual-zi-nho a como estava antes. Morria ao chegar no semáforo, tinha que ficar acelerando a todo o momento, tremia, gemia e chorava. 
Frank retornando da primeira oficina. Capenga, coitado. 

Dois dias depois, voltei à oficina com o meu amigo, e lá o deixamos novamente, para que pudesse ter o serviço concluído. Diagnóstico: o tanque não havia sido limpo (!), reforçado pelo fato da bóia não ter sido trocada e o marcador continuar estático (!!) como eu havia pedido.
E então, mais uma semana depois, o carro finalmente ficara pronto, de novo. Paguei novamente, e saí com ele que de fato estava melhor... mas ainda esquisito. No caminho, ele disse que não quer mais voltar naquela oficina, e que não veio para Berlim depois de uma vida em Praga para ficar passando na mão de mecânico de qualquer coisa. 
Segunda tentativa.

Nova oficina, desta vez perto do trabalho. Linda, especializada em carros antigos, e com experiência em carros do Leste. E três dias depois, mais um pagamento substancial pelo serviço, ele,ficou pronto... quase perfeito. Quase porque depois de alguns dias ele voltou a falhar, e agora perdeu força. Resumo da ópera: desta vez quem vai consertar o Frank sou eu! E o primeiro passo será instalar ignição eletrônica nele (kit novo, feito na Hungria), para depois ajustar direito o carburador dele. 

Frank em frente ao antigo Haus des Lehres (Casa do Professor), da finada Alemanha Oriental. 

Antigo anúncio da Tatra, na Karl Mark Allee. 

Filme "Der Sommer mit Mamá" ("A que horas que ela volta") em cartaz no Kino International. 

O Cafe Moscou, com sua réplica de uma peça do satélite Sputnik, e o Frank. 

Frank e o Café Sibylle ao fundo. 

O Frank está apreensivo, mas ainda se dispôs a ser modelo fotográfico para mim em alguns pontos turísticos do bairro (típicos de Berlim Oriental), num belo domingo ensolarado, como você pode ver aqui. Notícias virão em breve, aguardem!

Um comentário:

  1. Cara! Que caótica a vida do Frank aí, hein! Mas carro antigo é assim mesmo. Até você encontrar alguém que resolva, fica apagando incêndios o tempo todo... Boa sorte com o conserto dele!

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