Várias pecas
compradas, ferramentas e equipamentos de segurança separados, e lá fomos nós
num domingo tentar resolver a „frouxidão de desempenho“ do Frank. Pesquisei em
alguns sites sobre Wartburg, DKW (afinal é outro carro com motor 3 cilindros e
2 tempos) e comprei um manual de serviço do Wartburg (em alemão, o que
dificulta as coisas mas ainda assim é sempre uma fonte de informação), e tudo
logicamente indicava para ignição, ou eventualmente para a bomba de
combustível.
O primeiro sinal de
problema foi ao testar se havia faíscas nos três cilindros, e esta se mostrou
errática no de número 3. Tirei as velas de dois cilindros e a deste cilindro
estava encharcada, sinal que a queima de combustível não estava das melhores –
mas, já tendo trocado cabos de vela e as próprias velas anteriormente, apenas
conferi a abertura das velas e as coloquei de volta. Também verifiquei a bomba
de combustível que estava íntegra, apenas com a tela de filtragem estava um
pouco suja e que foi limpa. E, já que estava com as ferramentas e as pecas,
substituí o sistema existente, com 3 platinados e 3 condensadores por um kit de
ignição eletrônica fabricado na Hungria.
|
Duas das três velas retiradas. A que está embaixo mostra o encharcamento, enquanto a outra está normal. |
|
Ignição eletrônica em instalação. |
Instalado, ponto regulado, e… houve
uma pequena melhora, insuficiente para que o carro voltasse à forma anterior. Ele
até que enfrentou bem a rampa de saída da garagem (coisa que não fazia antes,
provavelmente graças à nova ignição eletrônica e ao ajuste de ponto), mas ainda
falta algo – e esse „algo“ pode ser o canto do cisne da bobina do cilindro 3. A
fumaceira que saía pelo escapamento, típica de gasolina e óleo 2 tempos não
queimado, também mostrava que algo está fora do normal. Um parênteses: em 5 minutos de marcha-lenta,
a garagem ficou com um clima londrino tamanha a neblina formada pela fumaça.
Felizmente o alarme de incêndio não foi acionado, senão eu receberia uma visita
nada desejada do Corpo de Bombeiros berlinense.
|
Para trabalhar no motor, é preciso remover a mini-frente, que é segura por 4 porcas. |
|
Olhando assim, parece que metade do carro está desmontado. |
|
Na falta de solução melhor, o fio adicional da ignição foi enrolado em volta do conduíte que junta os três fios originais da ignição convencional. |
|
Uma dessas três bobinas deve ser a fonte do problema. Provavelmente a de cima é quem tem culpa no cartório |
Precavido, já havia
comprado uma bobina (ainda que usada) para colocar lá mas, esquecido, não levei
a bobina para a garagem… portanto a troca vai ficar para depois, a ser feita
junto com a organizacao dos fios dentro do cofre do carro, e a substituição do
sensor da luz de freio, que ainda será comprado (problema relativamente antigo,
mas que só agora decidi mexer) ou seja, só para daqui a uma semana ou duas. Até lá, ele receberá uma bobina nova enquanto
a usada recém-adquirida fica de reserva – desta vez, vou anotar para lembrar-me
de trocá-la e torcer para que desta vez, o problema se resolva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário