Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A faísca de vida para o Frank

Várias pecas compradas, ferramentas e equipamentos de segurança separados, e lá fomos nós num domingo tentar resolver a „frouxidão de desempenho“ do Frank. Pesquisei em alguns sites sobre Wartburg, DKW (afinal é outro carro com motor 3 cilindros e 2 tempos) e comprei um manual de serviço do Wartburg (em alemão, o que dificulta as coisas mas ainda assim é sempre uma fonte de informação), e tudo logicamente indicava para ignição, ou eventualmente para a bomba de combustível.

O primeiro sinal de problema foi ao testar se havia faíscas nos três cilindros, e esta se mostrou errática no de número 3. Tirei as velas de dois cilindros e a deste cilindro estava encharcada, sinal que a queima de combustível não estava das melhores – mas, já tendo trocado cabos de vela e as próprias velas anteriormente, apenas conferi a abertura das velas e as coloquei de volta. Também verifiquei a bomba de combustível que estava íntegra, apenas com a tela de filtragem estava um pouco suja e que foi limpa. E, já que estava com as ferramentas e as pecas, substituí o sistema existente, com 3 platinados e 3 condensadores por um kit de ignição eletrônica fabricado na Hungria. 

Duas das três velas retiradas. A que está embaixo mostra o encharcamento, enquanto a outra está normal.
Ignição eletrônica em instalação. 
Instalado, ponto regulado, e… houve uma pequena melhora, insuficiente para que o carro voltasse à forma anterior. Ele até que enfrentou bem a rampa de saída da garagem (coisa que não fazia antes, provavelmente graças à nova ignição eletrônica e ao ajuste de ponto), mas ainda falta algo – e esse „algo“ pode ser o canto do cisne da bobina do cilindro 3. A fumaceira que saía pelo escapamento, típica de gasolina e óleo 2 tempos não queimado, também mostrava que algo está fora do normal.  Um parênteses: em 5 minutos de marcha-lenta, a garagem ficou com um clima londrino tamanha a neblina formada pela fumaça. Felizmente o alarme de incêndio não foi acionado, senão eu receberia uma visita nada desejada do Corpo de Bombeiros berlinense.



Para trabalhar no motor, é preciso remover a mini-frente, que é segura por 4 porcas.
Olhando assim, parece que metade do carro está desmontado.
Na falta de solução melhor, o fio adicional da ignição foi enrolado em volta do conduíte que junta os três fios originais da ignição convencional.
Uma dessas três bobinas deve ser a fonte do problema. Provavelmente a de cima é quem tem culpa no cartório
Precavido, já havia comprado uma bobina (ainda que usada) para colocar lá mas, esquecido, não levei a bobina para a garagem… portanto a troca vai ficar para depois, a ser feita junto com a organizacao dos fios dentro do cofre do carro, e a substituição do sensor da luz de freio, que ainda será comprado (problema relativamente antigo, mas que só agora decidi mexer) ou seja, só para daqui a uma semana ou duas.  Até lá, ele receberá uma bobina nova enquanto a usada recém-adquirida fica de reserva – desta vez, vou anotar para lembrar-me de trocá-la e torcer para que desta vez, o problema se resolva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário