Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 18 de setembro de 2011

Don is back! Well, not really...

Pois finalmente, depois de mexer daqui e dali, Don finalmente decidou que era hora de mostrar um pouco de serviço e finalmente parar de andar de guincho. Por si só isso já é uma grande alegria, e quando lembro que a última vez em que andei (quase que) decentemente com ele fazia mais de 6 anos, o momento fica ainda mais bonito. Dirigí-lo, pisar no acelerador e perceber a resposta rápida do motor e a elasticidade da transmissão, além da própria diferenciação do carro em relação aos demais na rua, deixam a experiência extremamente bacana.


A sensação de estar com ele é tão legal que se esquece dos ajustes que ele requer, do freio que está puxando para o lado, da direção desalinhada, do vento quente que entra no carro e dos 15 Kg de pó e sujeira que estão sobre a pintura, e só se foca no prazer gerado. Tem coisas para fazer? Sim, um monte de pequenos detalhes - ligar o limpador de parabrisas, fixar o painel de instrumentos, montar coisas aqui e acolá, trocar rolamento do diferencial e os amortecedores traseiros (e eliminar o barulho da suspensão traseira), alinhar... mas mesmo assim a experiência vale, e muito. Essa foto ao lado, no estacionamento do trabalho, ilustra bem como o Don se destaca na multidão (e no famoso mar de carros preto-prata-cinza que inundam o trânsito).

A única visita inesperada foi esta luzinha acesa no painel, acompanhada de uma constante batida de tuchos que fazer o motor parecer um relógio sem lubrificação. É, a luz de óleo acendeu e portanto em muitíssimo breve o motor do Don vai ter que sair do carro para um serviço relativamente rápido - depende da chegada da bomba de óleo vinda dos Isteitis, junto com um jogo completo de juntas para reaperto de todo o motor. O Henrique (mecânico e camarada) instalou o cabo do kick-down (que reduz a marcha ao acelerar fundo) e o filtro de ar, e o carro já está bem mais ligeiro, e quando voltar lá, além do serviço do motor, será feito o conserto do radiador e a troca do rolamento do diferencial, para que ele pare de cantar como uma desafinada cantora de fado que perdeu emprego. Enquanto essas peças não chegam, segue a montagem de algumas coisas que faltam e começo a pensar num jeito de instalar um rádio legal sem estragar nada do carro, pois não sei se o rádio original dele está funcionando, e mesmo que funcione ficar só ouvindo AM é triste! Aproveito e compartilho com vocês uma foto tirada ontem na garagem, com o Don e o Toninho juntos, num estilo meio "Starsky & Hutch".

Um comentário:

  1. A foto no estacionamento do trabalho é mesmo bem emblemática. Fica aquela retórica pergunta sobre as mesmice das coisas. Sim, há uma brilhante luz no fim do túnel que está disponível apenas para pessoas obstinadas. Que o Don proporcione agora menos esperas e muitos desfrutes!

    ResponderExcluir