Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 18 de setembro de 2011

Os futuros carros antigos cobiçados

Dias atrás fui ao Conjunto Anchieta aqui em SBC, onde ficam algumas lojas de eletrônica e que fica ao lado da rodoviária da cidade. Ao parar no estacionamento, me deparei com um belo Kadett GSi, aparentemente 94 pela cor e encostos de cabeça vazados. O carro estava ótimo, apenas empoeirado pois alguém deve guardá-lo lá como mensalista e só de vez em quando o utiliza. Fiquei lá admirando um pouco o carro, constatando a beleza e a conservação dele, e lembrando de quando o Kadett foi lançado pela GM em 1989, tendo o Kadett GS como vedete e objeto de desejo da molecada da época... assim como foram Gol GT, Monza S/R, Escort XR3, Uno 1.5R e Passat Pointer, para ficar nos anos 80 e início de 90. Mais tarde, já no supermercado, vi um Escort XR3 amarelo (o famoso X-egg 3) com teto solar e bem inteiro, estacionado lá esbanjando estilo para quem passasse por lá.

Um amigo meu comprou uma verdadeira mosca branca dos olhos azuis - um Monza S/R 1989, o último ano "de fato" deste carro e que tem várias particularidades. Uma delas é que o carro é metade venezuelano, com direito a adesivo "Fabricado por GM de Venezuela S.A. de C.V", e com isso várias coisas acabam sendo igualmente especiais e diferenciadas sobre estes Monzas S/R, e porque não sobre este carro em particular. Aliás, este S/R (chamado de "Hugo" por razões quase óbvias) está passando por uma lenta mas detalhada restauração, e daqui há algum tempo vai enfeitar as ruas da Grande SP com seu charme oitentista. E, seria muito difícil falar em carros dos anos 80 sem mencionar o Klaus. Para quem não se lembra dele, é o Opala 89 que vendi há alguns meses e está cada dia mais bonito com as restaurações e melhorias que estão sendo feitas pelo novo (e feliz) proprietário.
Com tudo isso fica fácil pensar que daqui há 10 anos esses carros vão chamar muita atenção, frequentarão os encontros de carros antigos e irão valer um bom dinheiro - aliás, hoje já está caro comprar um Gol GT/GTS (ou GTI está extremamente valorizado), assim como um Passat Pointer 85 a 89 Também acredito que os Opala mas principalmente Maverick e Dodge que estão para a hora da morte de tão caros passem a se desvalorizar, tal qual ocorreu comos Aero Willys, Chevrolet 50 a 54, Gordini e DKW - lembro que nos anúncios das revistas dos anos 80 e início de 90, estes carros tinham preços altíssimos e hoje - salvo Gordini e Simca - já estão com preços em média dentro de valores mais razoáveis.

Curiosamente, estes mesmos esportivos nacionais hojem tem o estigma de "carro de mano" e muitos ainda torcem o nariz ao ver um Apollo bem conservado, um Del Rey brilhando como novo (normalmente pilotado por um septagenário orgulhoso por tê-lo comprado OKm na concessionária) ou um Kadett GS e soltam um "isso é só mais um carro velho" sem nem mesmo dar uma chance para que o "sobrevivente" possa mostrar o quanto pode ser útil e divertido no meio deste mar de carros moderninhos 1.0 preto-prata-cinza. O CONTROLAR ainda é um enorme ameaça que pode tirar de circularção muitos carros bacanas pois os critérios de aceitação são ridículos por si só e ainda por cima as equi alpes não possuem um critério de avaliação padrão nem os equipamentos são devidamente limpos e ajustados periodicamente, o que acaba por condenar diversos carros bons - teoricamente "em nome no meio ambiente", mas na prática para enriquecer os cofrinhos da concessionária que faz a medição e também do poder público (nota: faça as contas sobre o quanto custa manter o mesmo carro por 20 anos - incluindo o consumo de combustível a mais que os mais modernos - em relação à troca de carro a cada 3 anos por um equivalente e de menor consumo; faça as contas ainda quanto custa a energia empregada para construir um novo veículo ao invés da manutenção do mesmo carro anos a fio). Também tem a "moda" das SUVs, verdadeiras aberrações de estilo, uso de energia, dinâmica de uso e praticidade (o povo adora a sensação de "ficar mais alto" e da pseudo-maior altura em relação ao solo, sem saber que a altura do assoalho é a mesma), e que aceleram a troca a cada 2 ou 3 anos, e consomem (e poluem) tanto quanto um Santana 2.0 bem regulado.

Felizmente isso já começa a mudar e muitos já dão mais atenção, mesmo que ainda de forma tímida, a carros que por anos foram negligenciados e já se vê nos finais de semana alguns encontros de amigos com Escorts, ou Unos conservadíssimos ou restaurados, e algumas pessoas que já os utilizam de forma digna para uso diário ou como carro de rodízio. Quer mais um argumento, para convencer aquele amigo super-fashion que gosta de tudo que vem do exterior? A moda agora é ter carros dos anos 70, 80 e início de 90! Duvida? Veja então na internet o que as revistas europeias mostram como os novos carros da moda. Então, se você tem algum parente ou conhecido que tem aquele Voyage GL que era do avô encostado na garagem, e que está pensando em vendê-lo, das suas a uma: convença-o a ficar com o "Clássico do Futuro" mostrando que eles tem estilo e praticidade ao mesmo tempo - e dessa forma, ver que isso é muito legal; ou então, faça uma oferta e compre o carrinho, e divirta-se - se a garagem for menor que a vontade, aguente um tempinho, encha o saco dos amigos/parentes por um espaço para guardá-lo até que descubra um novo dono com vontade de preservá-lo como merece. E corra antes que todo o mundo descubra!

2 comentários:

  1. Os carros dos anos 80 e 90 ainda são muito discriminados, como vc disse, como carro de mano. Eu já fui discriminado com meu ex-Monzinha, até mesmo antes de comprá-lo. Comentei certa vez com um colega de trabalho, que torceu o nariz quando disse que iria comprar um Monza para restaurar. Ainda hoje evito de comentar sobre minha tara automobilistica (carros dos anos 80, em especial, os Monzas). Talvez um dia vire moda, mas hoje, meu gosto é somente uma aberração...

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  2. Luciano, parabéns pelo texto, condiz exatamente com a realidade atual.

    É de São Bernardo? O XR3 amarelo conheço, é de um amigo chamado André, que frequenta nosso site, inclusive aproveito para convidá-lo:
    http://flashbackautomotivo.com.br

    Abraços
    Fernando

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