Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

terça-feira, 10 de março de 2015

Carros antigos no cotidiano de Berlim

Berlim é uma cidade muito diferente das demais que já estive até hoje, em vários aspectos. Desde ter sido quase toda destruída na II guerra, depois dividida entre os aliados e ter tido um muro rachando uma nação - como muitos dizem aqui, o "Muro da Vergonha" - ao fato de ter aprendido a conviver com esse passado e mudar valores, conceitos e seguir em frente. Há muitos estrangeiros aqui, a cultura borbulha (principalmente a cultura pop)e curiosamente, a capital da maior potência europeia tem ritmo de cidade média no Brasil. 

E uma das coisas que mais representa essa cultura pop é a frequência em que carros e motos antigos aparecem no trânsito. Quem quiser, não precisa ter carro em Berlim em virtude do transporte público funcionar lindamente e também porque usar carro pode ser um transtorno - as vagas nas ruas são geralmente pagas, há poucos estacionamentos e com tudo perto, às vezes ter carro é mesmo uma chateação. Mas como há muitos que precisam ou não abrem mão de ter carro, uma boa parte usa um carro antigo para locomoção diária ou aos finais de semana - e com isso os "oldtimers" (como são chamados aqui) acabam dando o ar da graça pela cidade e contribuindo para manter a excentricidade de Berlim e também a preservar a história. Vejam alguns que fotografamos durante o cotidiano:

Trabant 601, versão Kombi. Devidamente caracterizado como o "carro da família" do bloco do leste europeu - ou o Fusca do alemão oriental.



Conhecido nosso, um VW Käfer (apelido do Fusca aqui). Esse é de fabricação alemã, e tem os vidros maiores, como deveríamos ter tido no Brasil.



Furgão IFA Barkas B1000. Comparativamente, equivale a uma Kombi em dimensões e desempenho, é movida por um motor 3 cilindros 2 tempos de 1000 cm3, praticamente igual ao dos DKW-Vemag que tivemos no Brasil.




Um belo Peugeot 404, provavelmente do fim dos anos 60, repousa na rua com alguma neve cobrindo a castigada pintura. Aqui guardar carro em garagem não é um pre-requisito, mas uma comodidade por vezes dispensável. Para alegria da ferrugem...




Opel Rekord C Caravan, 4 portas. Essa é a mãe da Opala Caravan do Brasil. A foto ficou lastimável, mas foi o que deu para conseguir no meio do trânsito...



Não é carro antigo, mas vale pela nota: só na Alemanha uma concessionária troca os pneus normais pelos de inverno e coloca um adesivo para informar ao motorista para não passar de 210 Km/h.


E como curiosidade, fotos da Alexanderplatz hoje e em 1970, retratada por uma revista sobre automóveis editada na Alemanha Oriental.


Por fim, fotos de uma estrada alemã, com seu asfalto bem mantido e sinalização impecável, num lindo dia de Sol. No próximo post eu falo um pouco sobre esse dia, e o carro da foto. Alguém adivinha qual seja?





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