Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sapatos novos e um motor feliz

Após 18 anos sem grandes evoluções, o Silvestre ganhou sapatos novos, em substituição aos pneus antigos -  dois pneus dianteiros ressecados estouraram ao guinchá-lo e os outros dois traseiros foram trocados por pneus radiais juntamente com os dianteiros, já que é pouco prudente manter pneus tão antios num carro. A aparência dele melhorou bastante só com a troca dos pneus, dava para notarjá (veja as fotos abaixo e comprove):

Calçando os sapatos no Silvestre.
Uma das rodas já com os pneus 175/70 R13 calçados.

Enquanto instalávamos a coluna de direção, que havia sido retirada para ser destravada e colocar uma chave no miolo de ignição, mais detalhes curiosos eram vistos no carro - os mais interessantes foram os casulos de vespa por dentro da grade e ao lado do pisca dianteiro esquerdo. Nota-se com isso que o carro não via água há anos... também foi possível ver que só mesmo a dianteira vai precisar de funilaria, especificamente abaixo da grade do carro, que é o único lugar com podres - sintoma já existente desde os tempos em que ainda existiam concesionárias Chrysler fazendo este tipo de conserto.

Casulo de vespas por detrás da grade.
Casulo (bem pequeno) de vespas ao lado do pisca dianteiro esquerdo.
E de presente, o Silvestre decidiu retribuir. Após anos parado, sem o menor sinal de vida, o motor funcionou após encher-se a cuba do carburador com gasolina e se insistir algumas vezes na ignição. Isso por si só já seria impressionante pois não foi trocado óleo nem as velas foram limpas, mas a história fica ainda mais interessante ao se saber que o motor ficou em marcha lenta funcionou perfeitamente, sem o menor sinal de entupimento do carburador; e que além de tudo ele funcionou completamente sem água, por conta da corrosão generalizada da placa de montagem da bomba d'água e das mangueiras completamente ressecadas. Com isso, o Silvestre foi por meios próprios para o elevador da oficina, para ter uma revisão completa nos freios (está sem nada de freios) e receber todos os cuidados básicos como troca de óleo e filtros, substituição de mangueiras, troca de bombas de água e combustível e mais quaisquer outros itens para poder rodar seguramente por aí.  Logo abaixo tem um vídeo bem curto do Silvestre sendo manobrado, enquanto um amigo meu vai colocando gasolina na cuba do carburador. Uma daquelas coisas que muitos não acreditam quando contamos.
O obediente e positivo motor do Silvestre.
Silvestre no elevador.

2 comentários:

  1. Bacana d+ o video e também o trabalho que realiza nesses antigos...
    Bom que voltou às raizes do Dodge, lembro dos posts sobre o Dart cheiroso e piscina ambulante em dias de chuva (esse ultimo "problema", sofro com ele no conversível)...
    Acompanhando o legado de Silvestre (Stallone?) ...
    Abraço

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  2. Oi Lucas, faz tempo que vc não escrevia.
    Pois é, voltei aos Dodges, desta vez com um exemplar mais "frugal" e conservado que o Dart. Quando acertar a documentação e os freios dele, será hora de voltar a andar pelas ruas como fizera há tempos atrás.
    Carro conversível tem dessas de vazr água. Já pensou na custosa mas eficaz hipótese de trocar a capota?

    Abraço!
    LP

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