Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Quando a volta é pior que a ida.

O Frank foi ao médico, pois como escrevi antes ele estava cada vez mais fraco e ranheta, e não pude concluir o diagnóstico na garagem onde ele fica.


O paciente foi mandado de volta para casa, mas com encaminhamento para um endocrinologista (ou um "carburologista"). Resultado dos exames e procedimentos efetuados:
  • O motor está com compressão normal - 7.5:1 os cilindros 2 e 3, e 7.25:1 no cilindro 1. 
  • Cabos, bobinas, soquetes de velas, velas, ignição... tudo trocado e em conformidade.
  • Nenhum sinal de junta de cabeçote queimada, ou mistura de óleo com combustível.
  • Bomba de combustível reparada preventivamente, estava normal.
  • Carburador manhoso, não acerta nenhuma regulagem.
Resultado: o carro saiu de lá pipocando até aqui (35 Km), e nos dois quarteirões finais ele ficou ridiculamente fraco e sem subir rotação, chegando à garagem quase em marcha-lenta. Veja no videozinho tosco o barulho que faz na estrada, e que só foi piorando no trajeto. 

Parece mesmo que o carburador e a ignição precisam de alguém que o s entenda. Lógico que o serviço foi (bem) cobrado, e lógico que estou puto por não ter resolvido, mas pelo menos é reconfortante ver que não é mesmo nada que requeira intervenção maior no motor.

No domingo, resolvi dar uma olhada e o carro, além de muito fraco, voltou a demorar para ligar. Tirei o carburador fora para revisá-lo, e quando vi as velas, uma estava normal, a segunda estava meio úmida, e a terceira está preta e úmida, portanto a ignição também continua ruim. A saga continua, então. Saco! E como todos gostam, vejam as fotos dele em mais esta etapa, que inclui a instalação de um par de faróis de neblina, acessórios de época fabricados também na Alemanha Oriental. 

Super vídeo do Frank pipocando, usando meu telefone GoPro comorçamento limitado.

Motor sem o carburador, para observar as velas. 


Fumaça saindo do cilindro 2, que estava no ponto morto inferior, e portanto com a janela de escape aberta. 
Vela do cilindro 2, úmida. 

Vela do cilindro 3, encharcada. 

Análise de compressão do motor. Pelo menos isso mostra que não há nada de mais sério. 

Interruptor no painel para os faróis de neblina. Bem ao estilo dos tempos da DDR. 

Frank com seus novos faróis de neblina, acessórios de época.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário