Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Manuela visitando a maternidade e ajudando a história

Como quase todo o mundo viu, a Kombi deixou de ser fabricada no Brasil e no mundo, em virtude da obrigatoriedade do Air Bag e freios ABS para veículos novos. O Sampa Kombi Clube então conseguiu organizar, junto à Volkswagen do Brasil, um encontro de despedida da Kombi, que foi realizado em 08 de Dezembro. Este foi um evento muito bonito e extremamente bem organizado, com mais de 150 Kombis de diversos anos, estados de conservação e histórias para contar - afinal, todas parecem chamar por acontecimentos pitorescos. A cobertura da mídia foi bastante grande, tanto nacional quanto estrangeira - inclusive tem uma foto minha com o Mike Brewer, que apresenta o programa Wheeler Dealer exibido no Discovery Turbo aqui no Brasil. 

Cheguei lá às 08:30 e saí de lá às 15:15 - cansado, tostado pelo Sol (devia ter usado protetor solar...) mas muito feliz por ter feito parte deste encontro tão bacana e simbólico. Eis que, ao sair de lá, dois rapazes se aproximam e se apresentam como de uma produtora de filmes que está trabalhando num vídeo comemorativo de despedida da Kombi e precisavam justamente de uma Kombi azul para uma matéria específica. Fiquei feliz pelo convite, passei o meu telefone para contato mas achei que não era desta vez que a Manuela iria alcançar o estrelato. Mas...
Manuela e suas irmãs, prestigiando a maternidade.

Eu e o Mike Brewer, do programa Wheeler Dealer.

Lateral de uma Kombi 2009, toda pintada por um jovem casal que irá viajar até o deserto do Atacama com ela. Arte e Kombi andam juntas!
A Kombi do casal de jovens, que irá para o Atacama.
Foto "das bundas" das três velhas senhoras - uma de Luxo 61, uma Standard 1960, e uma Furgão 1959.
As duas Kombis mais antigas do Brasil - a da esquerda é a mais antiga ainda em atividade fabricada no Brasil, ano 1958; a da direita é de fabricação alemã e é a mais antiga do Brasil, ano 1950.
 ... aconteceu que eles me ligaram, com a proposta de participação dela nas filmagens. Combinamos o valor do aluguel (para poder financiar uma pequena parte das manutenções dela e da frota), o frete e numa sexta-feira nublada o guincho veio buscá-la, junto com a minha esposa, para participar das filmagens. Segundo relatos, o processo foi demorado e cansativo, mas cuidaram dela como solicitado, e ela aparecerá na história de uma moça que nasceu numa Kombi azul clara - exatamente como a Manuela. Atores fizeram a reconstituição do episódio em que a mãe da moça é levada ao hospital na Kombi do vizinho, mas o parto ocorre no banco traseiro do carro; depois, a própria moça faz um depoimento sobre o assunto e fala um pouco da sua paixão pelas Kombis. Fiquei feliz por tudo isso, por três motivos: o primeiro é que a Manuela ajudou a perpetuar neste vídeo a história deste carro que marcou tanto a história de muitos brasileiros - gostando ou não de Kombi, quase todos tem algo para contar a respeito de uma; o segundo é que para participar de uma filmagem, o carro tem que estar em ótimas condições, e este é um reconhecimento e tanto de um trabalho que levou tempo, dinheiro e dedicação para ficar assim; e terceiro, porque isso abre portas para mais eventos não só com a Manuela mas com os outros carros, e com isso seja mais fácil custear a manutenção e restauração deles. O vídeo deve ser publicado na página da Volkswagen nos próximos meses, então até lá ficamos na expectativa.
Manuela "embarcando na limousine".
No set de filmagens.
Entrevista com a moça que chegou ao mundo a bordo de uma irmã da Manuela, em 1973.

2 comentários:

  1. Cara, muito bacana. Parabéns pelo estrelato da Manu.
    Quando sair o vídeo para o resto dos mortais posta aí pra gente.

    É uma pena que eu já esteja escaldado com esse negócio de filmagens (raramente cederia um carro meu novamente).

    Um forte abraço!

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Luciano, tenho algumas restrições quanto ao aluguel de nossas preciosidades embora não tenha nenhum trauma profundo.
    Espero que a Manu passe incólume pela experiencia!
    Quanto ao BLOG, parabéns.
    Álvaro

    ResponderExcluir