Elke, a pequena peruinha de Zwickau, consegue ser grandiosa em diversos aspectos - desde seus espaços escondidos onde podem ser armazenados objetos diversos, até o seu comportamento de "amante argentina" que requer boa dose de atenção e de finanças pessoais.
No dia 22 de dezembro de 2015, ela que trafegava tranquilamente decidiu ficar fraquinha, sem força para subir uma leve rampa ou acompanhar o trânsito da cidade. Percebi que o cilindro número um estava morno, enquanto que o número dois estava quente, na temperatura normal de trabalho. Depois de muitas pesquisas e algumas consultas, o primeiro diagnóstico - a ignição está falhando. Troquei cabos de vela, e mesmo assim se confirmou haver centelhas. Próximo passo era então trocar a junta de cabeçote, problema típico dos motores de Trabant, cuja junta quebrava e deixava escapar compressão. Tirei a capa de refrigeração do motor e realmente o cilindro parecia bem sujo, indicando vazamentos.
Comprei peças, programei-me para trocar a junta de noite (após o zelador do condomínio voltar de seu compromisso noturno, e com isso não me encher a paciência) e, algumas noites depois a junta estava trocada... mas Elke continou igual. Próximo passo? Trocar a junta inferior do cilindro, que também estava muito suja. Sim amigos, comprei mais peças, ferramentas (como um torquímetro, cinta para instalação de aneis de pistão, chaves combinadas... e um extintor de incêndio, pois sabe-se lá o que poderia acontecer). Num domingo, tirei o cilindro e trouxe-o para o apartamento, afim de limpá-lo e trazer novos odores e cores ao meu lar. Sim, cores de graxa suja, poeira impregnada, óleo de limpeza (é, mais dinheiro gasto...), e a cor marrom que enfeitara então a bacia comprada especialmente para a finalidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXwBo9WN5wW5ilJO_EtQv4_GIp1-Sem0ynvIuIc1WDXO9OGNgPYOhAHWgpMYUzV2yPBmeA9ZMe6P6KnQwHU1_G2Z-CDoaLNqAjQZwqSORZwHzawnZRaQ_zaeZmP0iZFjsKNHTu4LR57pg/s320/12874151_1226529757375476_1434326356_o.jpg) |
Cilindro 1 (lado direito) mais sujo que o cilindro 2 (esquerda) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYxraO7OV7_pyKgSoBfonhwuY7TmidhFKjxiJxeWHR4UNRRe7oPE2W10MjDVsZ2Vcr9XS9fmfmV3Jyjfy_QN8nZzHakA2fYEIUAqw4TVKLnslbL_jnENLpqWCGvwzE1ufCfgcetjE5b_c/s320/12381006_1226529657375486_2035853947_o.jpg) |
Troca da junta de cabeçote do cilindro 1 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFbcSnYWR86cYbrTBIio4IryqJCoNjDHzh-3nilXpAD7itN_xW60O4q26M26Twz7xNgD3c8fubyfKpJnUNCLFNcDboFSnG7qsaFYKX4MX2Y-3Cm97dW5ydhFWFeZjWK_tA_GY_c5p5erM/s320/12422308_1226529737375478_728259306_o.jpg) |
"Pé" do cilindro 1 bastante sujo de graxa, indicando possível vazamento. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYsn40hDhd2wS-qvTms-2DGLBxhQ7tTh_YyKVxFWnBNId-sTqjmPNn8j0sfPbJG9hx-jYBwGnmCIzDKVYYnJbB8kYJ6Q0smu8obyeV2sKrx4VLFfR19rGl2hST190A2YX2CGOVvXMgrUU/s320/12874100_1226529710708814_1881362270_o.jpg) |
Camisa e cabeçote do cilindro 1 removido. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWwSjJjTCslRX59jhXCP8yKTac7pAps7spnNcNsrLhfzf5dUnAeLTUcVp8gnEtkCys2GOHN10QRuu73ouPWzI61P6QHL-7LSJzNhLqheytK_D31tHP9bgP6tEe0v8_ilFjdupfDGNZJRk/s320/12381008_1226529667375485_1551136096_o.jpg) |
Cabeçote e camisa já limpos. Saiu tanta sujeira que acho que ficaram uns 100g mais leves. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidMT0CUgThbTfM3lyTBfSXJ_xGZVMVXGGecZX90BjOWjEZZMD0OoBwZJC0a7wiNABy1ntOj9jzGoDKOskAR7Co9WDVPXuqO39ILW332cH0FjK3jMVv6cRoaQIEaXGc4m1pjGS0tUjx3Ic/s320/12873674_1226529780708807_576899952_o.jpg) |
"Vista da oficina noturna". Nota: a temperatura média da garagem era de 7ºC a noite. |
Por alguma razão que a própria razão desconhece, tive a triste ideia de tentar tirar o pistão da biela, sem haver necessidade para tal. Parei no meio do caminho, mas não consegui colocar o pino do pistão de volta no lugar, então fui alguns dias depois numa loja de materiais de construção e ferramentas e comprei um parafuso comprido e porcas, e trouxe o pino de volta no lugar de onde eu não deveria tê-lo tirado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMEQ7AtbH36cyH40oa9Lb9NTU-p4M2yxUiePrmQCV_0HdRqhX3jr5FW7d0wGzS3lQrbcXt-Ehz6k8e1v40mDg15HdcBh2BGM5qWN-YmthyphenhyphenzQl3CCYDm8MzRXvjsLveMo47w66YY1_31Vg/s320/12896277_1226529700708815_1291827372_o.jpg) |
Vista panorâmica do motor sem o cilindro 1 e com metade do pino do pistão para fora. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEwgI4u9J_LGtnLcnqymj6nj-FZeR_loERz1dcXikcF7s4YuS5ciqdYv8tMvTsE9oBWqG80y7r_t1NeN5dx8mHLrc2ZY5MrjfzhdhFSPKw7mPcD2hcuErYJ8OwJtPeeY3rb3r3Ipczwi8/s320/12443706_1226529664042152_983967938_o.jpg) |
Pistão do cilindro 1, com o pino para fora. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT3zxyEm1P29rwhyphenhyphenGsRuaNHxh5Swn3BGE2K7Dx6ozXFjx8N8NmLgoZIlcSsF1X_Qx5i_C9qU5p82BTz5_iDK5L6eB2C4NdpXoHqV8LBhT3V0kxpSSLmiVswDIp9UlZAXOy78X3LrstrPE/s320/12894426_1226529637375488_2002959769_o.jpg) |
Instalação do pino do pistão, já no lugar correto. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0XFGTwstg9r5fN7fyPwSMh68S8XT7aIyBgo27oXU4s0Z7BFC9oGKaGWU7RpWfOoqPUQ9kaQxyhWpU9wdRupBoVXEdLdKRl2JFBN3KUq7TQ_37_HDmNJPAjbscoQgwFLugZqTHSfxCigs/s320/12894417_1226529630708822_350611452_o.jpg) |
Compressão do cilindro 1. No limite mínimo, mas ainda no limite. |
Cilindro instalado, mas problema persistindo... já cabisbaixo e macambuzo, decidi medir a compressão dos cilindros, esperando pelo pior. Felizmente, apesar da pressão um pouco baixa ela ainda estava dentro do especificado (no limite mínimo, fato, mas ainda dentro do aceitável). Cocei a cabeça, estranhando muito aquilo... só restava mesmo ser ignição. Neste interim, a bateria pediu aposentadoria por tempo inativo, tendo uma nova bateria no lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjH9ndf68Koc4I0nsRAavrmOW_az1eqlAotd_PBNWWXTELgCPfNvfw7h31bXQi7YCvV2GMgEn3oNkpw0Ky-cYeGYtAzl5LclknSy1J5T7ga96WlYtaRp69Sc29WAsyKrDzfznzYSmMbg7I/s320/12722652_1226529590708826_1054869993_o.jpg) |
Motor quase montado |
Eis que numa noite, conversando com um amigo que acabou vendo o carro, ele apontou para um grupo de fios de aterramento e disse para eu ver aquilo lá, pois não parecia direito. Pois bem, como parte do plano eu troquei as bobinas e também dei uma mexida naqueles fios... e Elke voltara à vida! Wunderbar!!! Animado após três meses de errante investigação e tentativas frustradas de solução do problema, montei todos os periféricos do motor de volta, e no dia seguinte guardei o pequeno monte de ferramentas e peças que havia dentro dela e levei-a para o estacionamento. A força havia voltado, como se ela tivesse tomado as vitaminas corretas, sentindo-se novamente disposta. O comportamento dela foi muito bom, acompanhando o trânsito e animando os berlinenses orientais que a viam circular pela cidade naquela fria noite de fevereiro.
Tudo sujo, mas funcionando!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbF5v_dvmn7_Z083WhsC66kEYL4JHnD7_M7sEUKmnIdL_VydTSblVVLIxscTzbztwjkwJ5bxTdW6gC7t700ZHmWj9FRErtAb4z1W4DlZwZKZDYQ0ANKb4JCRrsTM-pnSlLeLUzxiHw3B0/s320/12443341_1226529577375494_213190077_o.jpg) |
Tudo no seu devido lugar, e com filtro novo. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoyKbGYOu0xXtozxJNIFU4Buszu0qAvfbIodXGCbk7wdt1cUcMj7YE78ffi1KuyMA6So_SR1ujljzC4arWCSE6sawKB6gnTmkCAInhXyxCM8X2bKz5Dmc9uE4LA-5JgSySbdH3wnIm0os/s320/12722358_1226529604042158_1969864350_o.jpg) |
O pequeno carburador, que receberá um tratamento decente. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijKywZhz7Vf0-7FnPfwzLg3LD0wRngM6xrrV1QGb1O6ESumlRthniKopzfvaF1UT6aIhUiVwAK1HoPVb3lTlky_Bbc-H1tGj8L6QvfvqvMR3CtXAQ-0x45apGws8I3O39X9Z1RnfiYKMk/s320/12873392_1226529560708829_1302233335_o.jpg) |
Trafegando com a Elke na Leipziger Strasse. |
O carburador teimou em não manter a marcha lenta, provavelmente sujo de tantas intervenções no motor e do tempo parado, mas ela seguiu bem até o lado ocidental de Berlim, passando pelos tradicionais pontos turísticos e "atravessando o muro" ou melhor, o local onde jaz a lembrança que toneladas de concreto e aço separaram a cidade e a vida de tantas pessoas em mundos tão distintos. Chegamos felizes à garagem, onde ela ficou guardada e esperando a chegada da primavera e a certeza de tempos sem neve e gelo nas ruas. O carro de uso diário ficou contente também ao saber que voltaria a "dormir" na garagem, e em muito breve receber um merecido banho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-wQOFFg0dh3FrfrM63siOWuMTranzLFzjfhfZEatZUbiCFwMTEb8C0ulm5yfONjllfDryXxt-YQ-9szR6oCSJKbo9kbaHHXR-yjTsbw0mXhloT5plY8S20QVPhAQrHXzT2UeHuC4K86o/s320/12894485_1226529554042163_2046397684_o.jpg) |
Fazia frio, garoa, mas ela (até que) se comportou bem. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU4RqlUE97E9SYvxYOVmEAUaVlYNvdMEc4BeuCKBCttDDx7KbSTn7AtwDhhZ7n6pQ5EJv5xmxksyLx2qEd-_Ewdz90AQ39i9Pi17cXELTl2lgp6DZEQry64416zish-XBG9PW3qu7_9Kk/s320/12894583_1226529527375499_883545741_o.jpg) |
Elke na sua "vaga cativa", sã e salva. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEir1t9P4zvH74jGCQTp2lY7fwFRC8kZdhvY0sOVtbKVhRUbhNe67TUFkDg5pekRrmns_45ibzRS8zrEMi_JQBOLoRK97ogDXnB4-MRtJUN3vl_3Zqtheef0IiimF3o7LoJtCYbxotzO0wE/s320/12443713_1226529537375498_1414372776_2.jpg) |
"Rudolf", o carro de uso diário, feliz em poder usar a vaga novamente. |
Amigo leitor, você acha que acabou por aqui? Rá! Errou!!! Três semanas depois, quando decidi colocá-la para rodar o problema voltou, e-xa-ta-men-te igual a antes... pelo menos agora dá para se concentrar na ignição como solução do problema. E tem outra - acabei esquecendo de fechar a torneirinha de combustível e portanto transbordou gasolina pelo carburador, logo o que não estava bom deve ter ficado ainda pior. Acho que a Elke vai para o médico antes do que eu imaginava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário