![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRPajpB91zjylw6U5bCVhg08pqd67t_t7T9MWMjnUF7_u4JQ7_mCQN9fcy07r03MVcjDJOvMP0WfmCjG7AvIcOgUCSMlNQ9_W7rumyjhyphenhyphenQ0hkbpIeZyddevbCeFG8y0lc7hEwe-eHH_aY/s320/12584182_1186192844742501_1110137162_n.jpg) |
Um Trabant 601 Universal. Ou a Elke Wunderbar. |
O Ebay é a perdição dos seres humanos, pelo menos daqueles que colecionam coisas e tem amigos que fazem o mesmo. Um dia, com a cabeça povoada de ideias pouco sãs, decidi ver os preços dos Trabant - este carrinho que é símbolo da Alemanha Oriental, que ocupou a então Alemanha Ocidental por algumas semanas carregando uma multidão de alemães curiosos depois de anos separados por um muro sem sentido. E este mesmo veículo que meses depois da queda do muro era encontrado em caçambas de lixo, abandonado nas ruas ou então era vendido a preço de uma cerveja (que aqui é mais barata que Coca-Cola). Pude notar o salto de preços em relação ao ano passado, e cogitei mais seriamente a hipótese de comprar um, antes que os preços chegassem ao céu - como estão hoje as VW Kombi ("Pão de Forma" para os amigos de Portugal), Dodge Dart e mesmo carros mais novos, copmo o VW Gol GTS/GT/GTi, Santana, Chevrolet Kadett GS/GSi e Escort XR-3, acompanhados dos Chevrolet Monza S/R e Classic. E numa caçada um tanto descompromissada, encorajada por uma ou duas cervejas, achei esta peruinha 1988, da foto aí em cima, e num preço bem convidativo. No meu alemão sofrido, combinamos a data para ir vê-la e, ao ver a peruinha, foi negócio fechado. Pois é, meus amigos. A Trabant 601 Universal ano 1988 era agora Elke Wunderbar, a mais nova integrante desta grande família de metal, óleo e tecido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAyg5COtKH-CNP5nPH0V5Xh2vIzbxhFF-41PJU15gU4-3sSwJA1Frp4UaKiDVOWircVbPYx3wZnC3g0Q40hNEFbJd32DgEQizbuzP4Hts1KvQUTtB4l6rBlqscQSDKvhGHZj_Xpw5NLak/s320/12571438_1186192868075832_283965067_n.jpg) |
Interior da Elke. Apertado, mas os bancos são confortáveis. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha4u0Y1oAJJRaFs3xLLKIfKHpqadDmLA82jIr7FBoFXL07d0rjayJArcQsRvTQsI9Wkce5lH2TFnPAbAOlkPi1CsTq6bbN6EswW-Dt8pPFMXgx49WCD3I1_0wIrdU0qGsxs2f86BlvrT0/s320/12606983_1186192864742499_1549032310_n.jpg) |
Interior e painel da Elke. Simplicidade e simpatia alemãs orientais. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1kQezWLB9R-vdseigcMdFPTDl35UDkcAK5fy2s55-PnJZJjEzplHYP73dhfquFYs8Zoaeb9uL32eSOnVXuhrIPNmMAt7WWvhxpQLLT9ITSlDjsfaUaDTH9E6h51pl84T2govOUEWlMvQ/s320/12606927_1186192881409164_957059917_n.jpg) |
Dois cilindros, 26 cv... uma simplicidade só. O bacana é que funciona! |
O ex-proprietário, um mecânico meio doido e colecionador da cidade de Prettin (a 180 Km de Berlim) é um cara simpático e acumulador de itens outrora esquecidos e hoje culturados da DDR - de tempos em que o mundo era dividido claramente entre "nós" e "eles" e mal podíamos imaginar como éramos parecidos em tantas coisas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLbL-RxOXNTWxz1_pWGkNtxZId8iklhFPGUNB9O71A30b0hre931xqpUKqFuI7b008CgoLw81uhSRWou0YCkx4dWVhpP3qXIzrPY_IzGzyBmyAp983dG0SxU4qN8nRpwTzOr6FIAzqExs/s320/12626122_1186209008074218_1074861782_n.jpg) |
Um Trabi Kübelwagen, com motor VW 1.1l original. Ao fundo, uma Barkas B1000 que era do corpo de bombeiros. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitWTX19gNyrAIQIIVJrlaD4cE7pSPEqgPsoPdmvr0Pj_Vox0mks6lDXqOiJjl500Zd91YAKxVhBp2tj79a-5FkuRcHMYIRF-iUKK14Dbr6dO1DA2PgeAasAz6yZWgzsLJUMEuEUjafwGc/s320/12606783_1186209021407550_609683948_n.jpg) |
A perua Barkas B1000, ex-bombeira. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsa0kIFS7_SHiEBm58wJESjoMAlv3bA2WxvAm4uSZWIoeYH3XivMCon4BjanZUhApArJNUU9jVbJ23WQgkNChU1qtg2G12RVHsQAPfiiFoJ381GA9c_CEXzeJFhj59eZS2N4HBkiiFilg/s320/12570966_1186209078074211_266474852_n+%25281%2529.jpg) |
Um Trabi 601 sedan (aqui chamado "limousine") e uma Trabi 601 Universal. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiefKbV6twVUul0YeQF_A9unJtw7PBO_eMtP_DABZYd6ss4vOfWsUhaYDpyNZgBQ0X3IGY6Gtcgbl02DH6LYfB8M1wJyCf446fd_YlEAcsPmrOzxoIYqFLiRaAvdd60iI1cU1yGxBtDW2U/s320/12570898_1186209131407539_758693207_n.jpg) |
Uma linda Schwalbe KR51 perdida no meio da zona. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiY1N_daBOSVzCMX2Y_bXWIUX4UysX-BdwLF0H_53J_AFRJLHnRvfjwipTbylnidnKvmZ9oa-cenf3EWH-MAvXwefj1RiAIKtRtH1BSQ3h-CHrwzFl-4Li56JQ8NpjHGPFJ7dNJofJhhes/s320/12607350_1186209091407543_10752203_n.jpg) |
Uma moto Simson e uma bicicleta Diamant. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnRnNSUAE5PT1nnw3FZVJshHvlxJN4O4lZTKSWTUFjgDE8DS0R_ETnUkPvQirr4WGPNasETxJa72tzN7F-V8lVshHn4GrHYwWaD5D8AGUBUubVJ4nh-naM2jguVw_WhT9wKrwpWpw9QDU/s320/12625827_1186209114740874_1326022682_n.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6x2L3xpNetap11D3Nrwd4VyZCJOfqdxpuRIwgz2OuFeEgp3B3a5vJ01GuGij66oYG2R8Q6_6Lhsng4msKs83oV5VN4f0RmvgxHHntAAZCVEIfH1yK7OXh4kS4FaVOn-QVJeor5bO6A5Y/s320/12571424_1186209121407540_460827327_n.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGdi9TdkmKQ7NL4WKylphADja2hxVJi06XXKcKEsYFT4wRIhLvSQXqnZ4oNNA_O8zOyim_pbVqyjrWBoAKB3yZofFPiOEJahx7ogIEnXNbRgvYzOHYowk_9jFXODEEemiRrYlhg8r0dmg/s320/12463610_1186209028074216_637989923_n.jpg) |
Está bom assim ou quer mais "bagunça"? |
Por ser mecânico de profissão, combinamos um negócio combinado, em que ele entregaria a Elke em casa e levaria o Frank para o conserto (lembram do penúltimo post? O link está
aqui) e retorno à ativa - pois foi ela quem puxou o Wartburg pifado para cima, a despeito do que dizem os detratores do seu pequeno mas disposto motor de 2 cilindros, 2 tempos e 660 cm3, que geram corajosos 26 cavalos de potência. Enganam-se aqueles que pensam que ela não tem fôlego, pois ela acompanha bem o trânsito e tem até que um bom nível de conforto, ainda que o espaço interno seja bastante frugal, o nível de ruído faça com que a ideia de um rádio seja descartada, e o acabamento faça lembrar o que significa o conceito de "carro popular". Ela vai numa boa até os 90 Km/h e, com esforço ela chega (gritando) até 110 Km/h. Fui recentemente "premiado" com uma junta de cabeçote queimada, defeito comum aos Trabant e que, felizmente, é muito fácil de ser consertado e não requer ferramentas especiais - o fator limitante no caso é a garagem e o bom humor do zelador.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgXf1HqylJ_pWPG1ex3HnNKu_cK-8ddQwR5hwBk061_2BPH1aa1hHVvVUrhwEwS1wwxrwFQwSIVIIXw2ZHo03nYcVX1My1yrw7cdCmjIlIAoEJTC0HLTXcxYw-SkBOkw-arrY1jhlvwc4/s320/12583912_1186192878075831_2114838947_n.jpg) |
Elke chegando em casa. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPmUR5mcDhhIStvRWMm7JzcCqX8Lfx2xa5eRcCT75x3wIuXT4dKdzyT-kmZTO9tnW1aXiPTn8QrmMDt7o6hDOf9JJkZvxXKZuNEtk-BbtMJFgKfxg4chvo9SqHUSPATBTjoNvngecB1aY/s320/12607084_1186192871409165_2049145101_n.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMP3WySs5RX7V2bjHxSSssETW_YOzdrV4uuqkNeA4osl_bfVHDpeNUvVRKbWDwlUuxQpDAYJLjm4tbyttCpjuJTyllRunCiKlQW_Q5DEMkPXzkd0h4I1BSGYr3nl9PUBsTxsyDvbSUCzI/s320/12571386_1186192894742496_1151541183_n.jpg) |
Elke e Schwalbe, em casa. |
Ah, e o Wartburg? Teve um contratempo no conserto, precisando voltar para a oficina mas ficou pronto depois do Natal, e desta vez contando com ignição eletrônica original IFA. Tirando o fato dele ter ficado meio "esquentadinho" (o ponteiro do termômetro às vezes flerta em chegar no campo vermelho, mas depois volta ao meio), ele está muito bom. Inclusive ele teve a oportunidade de ser abastecido com gasolina já misturada com óleo 2 tempos, uma raridade atualmente mas muito comum quando a grande maioria dos carros na Alemanha Oriental era composta por veículos com motor 2 tempos. Porcausa do inverno, ele está guardado na garagem até a neve e o sal saírem das ruas e a primavera se firmar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvy4cmYaFObBCROawc5Rd324JZIF-UEXkmk4V2LcKgCLe51skB431FjEXKrO2QBYAdDNY6kFVXQHCOfq4dzUGJa1yhsh38lR_uYgz6sPyUqVVXqy95BXez_3vxFIjVSAg2u5qRCTZyuVI/s320/12576233_1186209138074205_1603148717_n.jpg) |
Bomba de combustível vendendo gasolina já misturada com óleo 2 tempos, na proporção 1:50. E de brinde saiu o reflexo do rosto do meu amigo Raphael no vidro da bomba. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqEC8sKwpnDyWMW7Yj3wXX4oTW_srHdFLgjF_VP-OGcj3IAe8TaEWWmbYNeC6Gld-55u6yb2XNL_kqb3H2FawIFPpH0BYjr9Ruvy-ejNpJ_r_BGb64ZQRQhp0wKCm0YlnSClj_hlabVUk/s320/12607093_1186192991409153_1918506759_n.jpg) |
O motor do Frank, consertado e com ignição eletrônica instalada. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário