A vida segue, como e onde quer que estejamos. E enquanto sigo nesta estadia berlinense, a Wilma prosseguiu em processo de ressurreição - digo isso ao invés de restauração pois sob o aspecto econômico ela não seria um projeto viável, mas com tantas peculiaridades ela mereceu o resgate à antiga glória. Foi um ano de restauração, e que agora está na fase final de ajustes mas o resultado ficou ótimo até o momento. A foto de abertura deste post já diz bastante...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqAV6A1T6RO58H1-fWJCyqHTev_EPAv8y4nXHkvOiVn82LJwia-BtvDiW52pHnJq7y2cWx9MozUVs2xs4zv-lG-jS2qnw7l9wTwGaQHmo6OWtK2Xd-C4Tfu8n6g6VSIqLjJbf2Sq7zpBs/s320/13223671_1269669556394829_1226230587_o.jpg) |
Wilma, em processo final de montem |
As fotos abaixo mostram como nos vimos pela primeira vez. Judiada, mas ainda em pé, parecia pedir que alguém a adotasse. Pois foi aquele bagageiro o que me cativou...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxjUHEn_UmYuMLea6wwAbAsowJW9nuaoYFjeH0tlztT8_JV8lJtqI2NRaGXnigL3hVYV2bj8dZ6l-hFowIWevdmhsfeIrNA5Bgvt0GzyE-JDBzRFrVeqD0dbhR4IBOaIcagl2lM6jWNVU/s320/Wilma+no+Poliesportivo+-+2+25-03-2013.jpg) |
A "carinha de dó" de Wilma. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsNE0VXKPYY7QQxzOaUeq7vWu_UvT1ifB1Mvw6bMvgixnsby1kO4oLiWXC36Fp97avbBxMD5uSVlZKRdp6iQhi9CSY0_aPsj6hd0gWfYum1-JHGe0JRZhzCyJsLagB4Q8NI3_yjLX94xY/s320/Wilma+no+Poliesportivo+-+1+25-03-2013.jpg) |
Wilma em outro ângulo. |
Besta foto dá para ver que tudo embaixo dela foi restaurado ou substituído. O assoalho estava em ótimo estado, e a pintura ficou tão bonita que chegou a dar dó de pensar que esse trabalho não ficaria exposto...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpCs2J0vDrROdqBJ6qnYcrc4eS8hTgbpzFMwErUW-QUpL3HIC7fGD2n8B-JzzcPoapv6H1QPSFZxrw_JyuEChlmPKSNv-__H6jx_XsbAaY9jDTvbmFT6kROvJTBZMZWjEAnxvGrdH-JDg/s320/13972_1013294565429100_6903714953107949780_n.jpg) |
Suspensões, diferencial, freios... tudo revisado ou substituído conforme a necessidade. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrTCcXz3v65ygpnM6GySwdhfliWFqCL72luYkOnMqz-sbJwQO9x2Yx6GB6d5jhAg4cKmsUJmiwdjzqZ38TZ6tOj9iJMddWVnX4w4dNJ-uceJeEY8ApCrqmYY9luNKNSna3zVwTJpVoZf8/s320/12933127_1013294695429087_7712317809677474811_n.jpg) |
Espelho dos freios devidamente galvanizado, bandejas e elementos da suspensão gabaritados e pintados a pó, terminais substituídos... um carro novo, de novo. |
O motor dela, barulhento que estava, foi aberto e acabou por ser todo retificado já que não tinha apenas "uma folguinha aqui e um vazamento ali". Com isso, já se aproveitou e fez-se a pintura e galvanização de todas as peças de acordo com o padrão GM da época. O câmbio automático (TH-180) também foi aberto e todo revisado, com troca de kit e revisão do conversor de torque - afinal, se depois de anos de tratamento negligenciado, nada mais justo que deixá-lo à altura do restante do carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWSYwOFitDwI-XAgIaPCv-VWEhkZcpIZJpAwTa2OIPlDaVLNfXZDcLNJGK2CGwPZwcj1jBmmqjd-VihhCwUi6g5cwIR3gTBqtKPAeMOvhkhpvYIk7DReAunYtxSOItJxVLFduJTyBGJCk/s320/IMG-20130324-03768.jpg) |
Motor da Wilma, cansado mas ainda trabalhando, recebeu o tratamento devido. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyscBi1b8d3pBrDubENhr-iwHyxb4lTcCJt4rKsVVcTCpRm8sEu-u7S3V2BHoffdkcM7P8Lo8ef1veuKV8QXfL2W7Q-ACTP640Fnt4AuNuQqt2xQRbdzM38FHAvf9CRmCQyw4bl6Ctzjs/s320/12916820_1013294775429079_74947482138680765_o.jpg) |
Peças pintadas, galvanizadas... |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidNK23Qp_Prie56A_g_ROafuoLkUAgWUp_moOdLrJT_ze8smlC1-GGmNF5p1BK_vpSvLHfIe3c028iE8uDl9n-McyCRNfVNroN_Jfmv4PmxQ_4PwqAmqpCnnnuOlH8nUr7K8DHXeFAu3s/s320/12890991_1013294742095749_989835671087228354_o.jpg) |
... e motor retificado, pintado com a cor original. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7ihmMP-0nADyepd-Oaxokrdl8fr_ZNu9CQe6QLmQs6NaBmu-9EeYZ6xvo0GtFb7-h0GYthOaQNqgv-9jelIk43OsRdOhLkdStsQVtP-kjNmfzeXK_Du4cUTScQksxrpzx7VLlwgN2Boo/s320/13230941_1269669549728163_215881665_o.jpg) |
Motor no lugar, com todos os acessórios. |
Outras peças também receberam galvanização - além dos parachoques e respectivas garras, todas as peças que eram galvanizadas durante a fabricação do carro receberam novamente este tratamento. E também houve um cuidado em não se "superrestaurar", mantendo as próprias falhas de acabamento que a GM tinha à época, como o espirro de tinta preta nos suportes de radiador, sobre a pintura do carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgowllj-sbtURPrIHefLC_qvTzqablSBXmj0AmDpbyDXvlKMBtScbibQjdCU6j0AHSySi6o_9Mq_unQQsJJBP2CZrtdiZt_nWg6bs1slKd_nACjTJCKchkDAQC0A2WXT9fY6afLQ29FCW0/s320/IMG-20160303-WA0009.jpg) |
A montagem seguiu dando forma à Caravan. |
Emblemas e outros detalhes foram dando mais vida a ela conforme eram montados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDhO0eRAn7ZCyf5sEW8epmrng8ULCmM1871UIXNsJA7LjST6lKbg4BDogI3-juCpaQTxXDatLPih0ZLb9tP5ezIaQN66PzzzfgfUgAqKQaZQ1OrwXvSfVwD2PZWODxorlLdyky3XkX8Xg/s320/IMG-20160311-WA0047.jpg) |
Visor de marcha do câmbio automático, que fica sobre a coluna de direção. |
Neste momento, o interior já está todo montado e faltam pequenos (mas importantes) detalhes para serem concluídos, como a instalação dos farois de milha e de neblina, completar a revisão elétrica, e ajustar o motor e a suspensão. Gostaria de tê-la visto pronta e poder dirigí-la já sem nenhum ajuste a fazer; no entanto a experiência mostra que é melhor conviver com o atraso do que com o trabalho mal feito, portanto deixo para vê-la (e dirigí-la) para a próxima vez eu retornar ao Brasil, o que será assunto para outro post. Aproveito e deixo o meu imenso agradecimento ao meu sobrinho, Felipe, por ter coordenado este trabalho junto aos ótimos profissionais Kot (funilaria, pintura, estofamento e elétrica) e Fernando (mecânica), a quem também agradeço pelo trabalho até o momento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfWdDawZ8i5LNc6cm6bGbPOWVlawXxTqipv_fTvnFIkrNY96mcs1Zq2scbcYvux2HSwIKvPl-m-sE72XnPIIaUrATuyvYFX3F2OvYcqgQmXecRpSYWNMYAIxj4qCwP1xteE0pLq7dFwF4/s320/13225090_1269669553061496_1481402948_o.jpg) |
Aqui está ela, quase pronta. Esta senhora está ficando linda... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário