Minha mãe me dizia,
entre várias coisas, sempre para que eu tivesse juízo e parasse de ir atrás de
coisas velhas; hoje eu vejo que devo ter ouvido o primeiro conselho mais ou
menos metade das vezes em que ele me foi dado, enquanto que o segundo eu acabei
por fingir que não era para mim.
Agora vamos para 13 de
Maio de 2015. Eu, brasileiro „puro pobre e besta“ (como dizia Raul Seixas)
estava em Portugal para resolver alguns documentos, e lá encontrei com o
António, antes que eu partisse para Aveiro. O António é uma figura – numa
pequena garagem em Loures, ele tem um DAF modelo 66 com direção à direita (carro
vendido em Moçambique), uma Vespa, uma Casal Carina (scooter portuguesa,
fabricada nos anos 60 e 70) e um dos únicos Trabant que rodam hoje em Portugal.
Eu e o "Cartãozinho", o Trabi de meu amigo António.
O motivo do encontro tem a ver com falta de juízo – pois dias antes havia visto
um anúncio no OLX de Portugal que muito me interessou… o objeto em questão
estava em Salvaterra de Magos, cidade 60 Km ao norte de Lisboa, local com
várias fazendas, poeira de terra e vida aparentemente pacata. O António já
havia feito o primeiro contato com a pessoa, e lá fomos direto do Aeroporto de
Lisboa para a tal localidade, encontrar com o Sr António (sim, mais um António). Chegamos lá, vimos a coisa, negociamos e
chegamos a uma definição comercial que agradasse a ambos e fechamos negócio,
levando o tal mimo para Lisboa, para posterior envio até Berlim.
Lógico que você já
imaginou (corretamente) se tratar de um carro, agora qual carro era? O „objeto“
é esse aqui das fotos ao lado do Trabant.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3EJFHQWWkesQjGlOOD_TDk6MRg8L5lbAKmZS19_eLemvbZpQSw4_wufnxRgN-Mlc_WAIldHMpb4Fq2oYKRGoJJEJhnWM3aymRIcLpOWzGkwaAMkU9REboT6fqH5J8XEDyxYYfztYnTkc/s320/Cart%25C3%25A3ozinho+e+Eus%25C3%25A9bio.jpg) |
"Cartãozinho" e Eusébio, lado a lado. (crédito da foto: António de Freitas) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiu9RAc3fyY_NjHoBu16_Angx73TAOJWvYAjrTo6mSDckcRDZ0Hay-0ryo40Ao5AWxWC_VURmGhb2MZFjFXklzzvxX1hfQXibu6NwLQIpj137vvHqkkJ3LUva2ixH_Opw6gLvmr-b5Hoo/s320/442929799_2x.jpg) |
Foto do anúncio no site de vendas (é esse mesmo que você está pensando) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmOWiefRtr-7bIJ_NMS3aVLdS4qJhtNBQOnRLtu1nPFK8q0oXylbzElIp12rLP9hj2Jr_ogwSBd7VWoMg93rUK608t2JBdmdrkZ00-r2l5Dzh3xfwEUZcN3m1ooJ61TD_TDEdexEtdlzQ/s320/019fd0b2dd6f781d980e76a7cabb1dd15ad951f033.jpg) |
Eusébio esperando o embarque. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOu-bfDVq_0MPDuh4qdPArVOBzuMet6qaNgALF6OBYeH4SdfMQkZW72KgFTxdvBNr1ke4L8Ld6UbWq4qbIFVOYffmO33y3aGaa40HlNV9q-ag0uhSxypwF9PYQbp5nM1tSgfZKiQBRm5I/s320/442929799_11x.jpg) |
Detalhe da traseira, do anúncio no OLX. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_0JmU9FkA9rKomfO5yc7-KKj8gHV0EKS2Yh7nCoosLw-_IiP9lIpPp-Asu8nY3ai0-uTDdSFioMyMwxjKLMlbGQWfo7NBfTQdrbdDxUontQRPlAytIcCTL5qNk0K3_ltyJ3AHrwG-RaA/s320/442929799_4x.jpg) |
Interior do carro, foto do anúncio.
Quase acertou quem
disse que é um Opala – o Eusébio (lógico que ele já tem nome) é um Opel Rekord
C 1971, que foi o carro que deu origem ao Chevrolet Opala no Brasil, e que
obviamente possui várias semelhanças e algumas diferenças importantes em relação
ao „irmão“ brasileiro. Considerando o ano de fabricação, dá para notar que o
acabamento do Opel Rekord é um tanto melhor que o do Opala, com arremates
melhores, plásticos de melhor qualidade e a presença de alguns itens como
acolchoamento não só em cima como embaixo do painel, e descanso de braço no
banco traseiro. Por outro lado, o motor 4 cilindros 1.9L pena um pouco para
tirar o carro do lugar – o conjunto foi desenvolvido para a realidade das
cidades e Autobahnen alemãs ocidentais (quando existiam artificialmente duas Alemanhas),
onde não é necessário tanto torque em baixas rotações em favor de mais de
velocidade final e economia de combustível. O motor do Eusébio já viu dias bem
melhores – está fumando um pouco e consumindo óleo, o que explica em parte o
desempenho pouco emocionante, mas por outro lado ele não faz nenhum barulho
anormal, tampouco esquenta. Levá-lo até Lisboa, foi bastante tranquilo e prazeroso – ele se comportou bem, e
os problemas que ele tinha não representaram preocupação alguma. Depois de
quase um mês de espera, a transportadora finalmente o entregou em Berlim, e da
garagem ele foi para uma oficina para fazer uma revisão mecânica, trocar pneus
e fazer as inspeções para o TÜV e placa histórica. O negócio ficou bem caro,
mas agora dá para rodar com segurança e também registrá-lo na Alemanha e
circular com ele nos centros urbanos já que veículos históricos não precisam
fazer a inspeção de emissões, a qual ele obviamente seria reprovado.
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghPfge99FOBGAqxBVxEeij6i9lLi7z1wXBrIID9XEVvkukHPKdWKxMTzos_1ywRDXNxOKuAZd3YsQprA9s7IF8___hI7VwFXsX1oybgmZ8InUW12AbNvJ0QTNKbojTYo24oesnT-l8Kio/s320/IMG_1925a.jpg) |
Eusébio e Frank, lado a lado na garagem - dois alemães contemporâneos, um ocidental e outro oriental. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidTo8VZ5yH7e6iuSFtaP3MerZZ8ERqpQw0d4O9jHlAtlUFtJhO3xThEVswcly9uhlava99yR5a4v0rkpyBmyojBFiIS6wGDsMdzLXtCo63YZlD0xQec0dYv6CcArKkZXWLdnndvMqKVxQ/s320/IMG_1926a.jpg) |
Frank e Eusébio |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghjgGfSSn2YWdnj18DUcduB5eBRoAlQ61ZWW2LS7o9iTyolEQPeuB7j7nwYewBrVYlaJCclbSPNBGWZ8A7Pq5v_t4uL2rtHP8xXfeG1Mbpep-hbpvfEEY_SbkyI146Zb1YoUxmY9cMMYc/s320/IMG_1927a.jpg) |
Eusébio e Frank |
Pois é, e graças à
ajuda de um António, fomos até outro António resgatar um irmão distante do
Toninho, que assim que receber a placa alemã circulará pelas estradas alemãs. E
também resolver um probleminha elétrico nele e trocar uma borracha de porta…
bem que minha mãe dizia para eu ter juízo…
Foi uma grande aventura sim senhor :)
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