Várias pecas
compradas, ferramentas e equipamentos de segurança separados, e lá fomos nós
num domingo tentar resolver a „frouxidão de desempenho“ do Frank. Pesquisei em
alguns sites sobre Wartburg, DKW (afinal é outro carro com motor 3 cilindros e
2 tempos) e comprei um manual de serviço do Wartburg (em alemão, o que
dificulta as coisas mas ainda assim é sempre uma fonte de informação), e tudo
logicamente indicava para ignição, ou eventualmente para a bomba de
combustível.
O primeiro sinal de
problema foi ao testar se havia faíscas nos três cilindros, e esta se mostrou
errática no de número 3. Tirei as velas de dois cilindros e a deste cilindro
estava encharcada, sinal que a queima de combustível não estava das melhores –
mas, já tendo trocado cabos de vela e as próprias velas anteriormente, apenas
conferi a abertura das velas e as coloquei de volta. Também verifiquei a bomba
de combustível que estava íntegra, apenas com a tela de filtragem estava um
pouco suja e que foi limpa. E, já que estava com as ferramentas e as pecas,
substituí o sistema existente, com 3 platinados e 3 condensadores por um kit de
ignição eletrônica fabricado na Hungria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiObFkYsGFYnzcSUH7umN6c_mssUOYFll4fcskELygK-M-UN3mh8Fgvo27fqt6NFF6y1xlkIRE3vqtVCA84ixTjfGFx6PRCdJfu-0toKrTUtyp7kYnhGQFnyx4k_7u7Od8LLkVhRx4wtGs/s320/IMG_2526.JPG) |
Duas das três velas retiradas. A que está embaixo mostra o encharcamento, enquanto a outra está normal. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3StbwLSMyeOh_mU4k3d9g1EZHAobusllyr9xm-LjbD337-rE4l5KDadHD1JF1bryV3_5S5W2gfK8DCxiLARs-XPDraQcrDzA4IzBbC7wCOSRP-MkeP9y3XwFWbJtRsaCzgZM2SzJAqLg/s320/IMG_2528.JPG) |
Ignição eletrônica em instalação. |
Instalado, ponto regulado, e… houve
uma pequena melhora, insuficiente para que o carro voltasse à forma anterior. Ele
até que enfrentou bem a rampa de saída da garagem (coisa que não fazia antes,
provavelmente graças à nova ignição eletrônica e ao ajuste de ponto), mas ainda
falta algo – e esse „algo“ pode ser o canto do cisne da bobina do cilindro 3. A
fumaceira que saía pelo escapamento, típica de gasolina e óleo 2 tempos não
queimado, também mostrava que algo está fora do normal. Um parênteses: em 5 minutos de marcha-lenta,
a garagem ficou com um clima londrino tamanha a neblina formada pela fumaça.
Felizmente o alarme de incêndio não foi acionado, senão eu receberia uma visita
nada desejada do Corpo de Bombeiros berlinense.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXcE206T2KKT6x9sv7meV7Nwz6IA-WI6l8aj6qsffb0vMts7x1-aBi_KzC2WJKBUdo6iK63GfxwylYAvY52MkR-6-qVZh5qhVEkfg7K7Jg0xJ67GWlUvCGhmSt5iiec0CECQxbGHyZp94/s320/IMG_2530.JPG) |
Para trabalhar no motor, é preciso remover a mini-frente, que é segura por 4 porcas. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8wYhtKIfTRcG4GS5nloegJxZ1FRb6yhEI4nzJXuR5MARyqwUZuBJuZP1WDEbsDFcZW50Qv2bECLzqYJGVLXjuifD1VpIkllpFzZYYshqtrkOVw-RyZMD32LiKfwsRZOC2XVzCRz3Xsl8/s320/IMG_2531.JPG) |
Olhando assim, parece que metade do carro está desmontado. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixXn-XkG4k7jra65RIFDOpcz1I_1F5QRXfU9_nuGdM85uC0CtdDn8qdm_q2h8Njwv9PHUu2By_UmKTUyDIBCYq-HL8O733IoDXwOfRFABZN1gbsWQKGkUuD9Eo-NMA3wPIJBryh0EVEs0/s320/IMG_2534.JPG) |
Na falta de solução melhor, o fio adicional da ignição foi enrolado em volta do conduíte que junta os três fios originais da ignição convencional. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxIDMAgqNMgGn5w8sRmMxwLoU5YjEuSX2YVkMNyN1JsW2QtlQFms4q8OMfSm0cAAXw0U-HhiMOnsBNU3-mZlNjF40oNi5w3GcUvk1E8mfgKL0L0qiwLDYpK5s2CxNFcWwkDEIKwDkAXSs/s320/IMG_2535.JPG) |
Uma dessas três bobinas deve ser a fonte do problema. Provavelmente a de cima é quem tem culpa no cartório |
Precavido, já havia
comprado uma bobina (ainda que usada) para colocar lá mas, esquecido, não levei
a bobina para a garagem… portanto a troca vai ficar para depois, a ser feita
junto com a organizacao dos fios dentro do cofre do carro, e a substituição do
sensor da luz de freio, que ainda será comprado (problema relativamente antigo,
mas que só agora decidi mexer) ou seja, só para daqui a uma semana ou duas. Até lá, ele receberá uma bobina nova enquanto
a usada recém-adquirida fica de reserva – desta vez, vou anotar para lembrar-me
de trocá-la e torcer para que desta vez, o problema se resolva.
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