Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 24 de julho de 2022

Estou de volta (a escrever)

Hoje, numa bela manha de verão na Bavária, volto a escrever neste blog que de tão empoeirado, ficou esquecido em algum canto da imensidão da internet. Retomo a escrever porque há quem goste de ler, eu gosto de escrever, e porque neste interim tem uma porção de histórias minimamente interessantes e divertidas envolvendo carros - afinal, é sobre isso que eu escrevo. No entanto, é impossível nao falar sobre COVID-19 nem da invasão russa à Ucrânia, pois estas causaram mudanças no Mundo e consequentemente à vida de todos nós. Prometo que será dentro do contexto, e com o mínimo de citações possíveis, pois ninguém está afim de falar sobre tragédias. Se repararem bem, o último post data de Dezembro de 2020, há mais de um ano e meio, e lógico que houve mudanças na frota. Uma delas, muito importante e emblemática: o Scirocco, o Willy (o Trabant) e o Cirilo (o Fiat 126p) agora moram no Brasil. O processo todo levou mais de um ano para ser concluído, custou caro, mas valeu a pena. Recomendo? Não sei, depende do quanto você topa gastar de tempo e dinheiro para realizar um sonho. Essa história toda merece uma publicação inteira, o que farei em breve.
(Trabant limpo como nunca esteve, e Fiat 126p a caminho da vistoria para registro em meu nome. Ambos são agora "cidadãos brasileiros"). Com a mudança dos três carros para o Brasil, a vaga foi preenchida por outro carro ao mesmo tempo comum, já que foram fabricados milhões deles ao longo de 45 anos, mas também incomum no "mundo ocidental" - um Lada 21011 ano 1981 é o novo membro da família, e porcausa da sua cor "nude" foi batizado de PeLada. O pouco que puder ver da história deste carro em particular é que ele possivelmente foi adquirido em algum país báltico, trazido para a Alemanha entre 2015 e 2016, e usado sem grande mimo pelos dois proprietários anteriores até ser comprado por mim em Novembro de 2021. Ele é bastante fotogênico, mas a vida nao foi tão simpática com ele pelo que indicam algumas marcas de uso; mesmo assim, ele é valente o suficiente para realizar algumas viagens relativamente longas, respeitando-se algumas limitações deste simpático russo de descendência italiana. Sim, também haverá ao menos um par de publicações dedicada ao PeLada, e sobre como é dirigir um carro russo num país onde a Rússia nao anda lá muito bem vista...
("PeLada" em Ljublijana, capital da Eslovênia) No Brasil, a frota continua sem grandes mudanças. A mais significativa até o momento é a conclusão de alguns serviços de atualização da Manuela (Kombi), e da ressureição do Toninho (Opala laranja) depois da revisão do motor. Depois de um hiato de um ano e meio, voltamos a São Paulo, andei brevemente na Manuela e conclui que a atualização precisa ser completa - nao só na suspensão e freios dianteiros como também no conjunto traseiro, o que acontecerá assim que possível. Ficar longe de lá por tanto tempo, porcausa da pandemia, nos fez pensar em muitas coisas e considerar planos, atitudes e também algumas mudanças - palavra que apareceu nesta publicação algumas vezes. A situação por aqui, com a inflação persistente e uma guerra há 1000 Km daqui, nao deixa a ninguém ficar muito confortável no momento, mas é este o mundo de hoje neste ciclo de retrocessos e polarizações. Mas, enquanto a hora de retornar de vez nao chega, vamos vivendo aqui nesta terra tão bonita como diferente que é a Bavária.

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