![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9-qvAbaGgvbI5EnpNKzKY40xnW3gnVttENl13P1XWXx2dpng-YaWk1wWFF_FQuny8jLaUIf-c7fI-aIXAmx5zuzK02brju1Wvl2HEf2VOy25uXUzRiPjf7stKi4DaO7j0548bTOp3IJY/s1600/piradogdgd.jpg)
Primeiro passo: por que você quer um carro antigo?
Este é o passo mais importante de todos, pois vai balizar suas decisões quanto ao seu futuro "amigo de lata" - o que você está disposto a tolerar, a aprender, fazer e deixar de fazer? Como com qualquer coisa na vida, cada decisão traz junto uma renúncia, então é preciso responder a estas perguntas com muita sinceridade para você mesmo, para que depois o seu carrinho não passe a ser um tormento em sua vida. Longe de desestimular alguém, quero no entanto mostrar neste primeiro passo que nem tudo são flores e glória em ter um carro antigo.
Reflita bem, pois você terá que se acostumar a garimpar peças não só na internet mas em lojas de autopeças, feirinhas/encontros e desmanches, vai sujar suas mãos, gastar tempo e dinheiro, e por vezes o resultado vai ficar aquém do esperado. Também é preciso considerar porquê você quer comprar um carro antigo - saudosismo ("meu pai tinha um", "foi meu primeiro carro" entre outros), ou ser fã da época do carro - anos 50, 60 etc - normalmente não são suficientes para manter a "amizade de lata" viva por muito tempo, principalmente quando for necessário procurar metade da internet por uma peça ou após uma pane (a primeira pane por superaquecimento no trânsito é inesquecível). Você precisa gostar muito do estilo, e saber ter paciência para usar e manter. Se for restaurar um, aí as dores de cabeça e gastos ficam bem maiores e o tempo de usufruir do seu veículo caem proporcionalmente (exceto se você tiver bastante habilidade, espaço, ferramentas e tempo para fazer a maioria das coisas com o mínimo de terceirização - daí isso tudo vira diversão).
Um lindo Galaxie 500, num encontro. Só que quando ele superaquece e para no trânsito, essa beleza não vai fazê-lo andar de novo. |
![]() |
"Flash Gordon" (Dodge Dart 75) em uma das repinturas. Muito aprendizado vindo deste projeto... |
Por fim, lembre-se que os automóveis e motocicletas evoluíram muito e
portanto, esperar que um Fusca 1300 tenha o mesmo consumo de um VW Up!,
ou então que um Opala Diplomata seja mais veloz e confortável que um
Honda Civic, vai certamente lhe trazer algumas decepções. Os preços podem ser até diferentes em alguns casos, mas hoje com R$25.000 você encontra um bom Opala Diplomata 6 cilindros e um também bom Honda Civic 2004 - qual deles dará mais prazer para você em um aspecto amplo, vai depender unicamente do que você espera, então faça alguns "test drives" e tire a dúvida. Às vezes carro
antigo não é para você. Sério. Você pode admirar, dar umas voltas de
vez em quando, mas ter um pode não ser a sua praia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOlGe-CoNhCZNJlhs8BBEXWHPxEc4obwY1syMRSwDDn3v6QMbYW5xP-bPBLAoutFzCvyKQFofNF7YwwTaSmFAltKTYKCbKMRn9Xos5wiEIlJmu5fvlL9tf0F4jhkd-smng3AmJX_ENZUE/s1600/Volkswagen-Up-United-Kingdon.jpg)
VW sedan (Fusca) 1968 e VW up! 2014 - 48 anos de distância em tecnologia e estilo, à sua escolha.
...