O Wenceslau já estava precisando mesmo corrigir algumas besteiras de funilaria e a pintura mostrou com o tempo que não foi feita com todo o cuidado merecido. Então foi apenas buscar a Manuela e deixá-lo lá para minha comoção, pois foi como ver a um filho (ou sobrinho) entrar no hospital para uma cirurgia relativamente grande apesar de simples.
O Fusquinha da foto abaixo parece mas não é o Wenceslau. Estranhou a cor? Pois esta será a "nova" cor dele ao final da funilaria e pintura - "nova" entre aspas porque quando ele saiu da fábrica localizada no Km 23,5 da Via Anchieta nos idos de 1971, esta era a cor original dele - Verde Guarujá - ao invés da cor Verde Folha que o colore por enquanto. Daí alguém um pouco mais entendido sobre Fuscas pergunta: como que eu sei a cor dele se não dá para saber qual a cor original pelo número do chassi? Pois é, ao começar a desmontagem do carro descobru-se que o pintor que o pintou anteriormente à minha compra pintou o carro todinho... sem tirar nada. Sim, quase tudo que não aparecia aos olhos dos transeuntes e pessoas "normais" em relação a qualquer carro, foi mascarado e não recebeu nem preparação tampouco algumas camadas de tinta. Por um lado isso é de uma porquice de lascar, mas por outro (diretamente da série "males que vem para o bem"), pode-se ver que a cor dele era de fato Verde Guarujá e que não estava tão mal assim - provavelmente alguém que o tinha antes não gostava da cor e decidiu pintar neste verde mais discreto, só que apesar da grande vontade, o dinheiro não era proporcional ao desejo e fez o que deu.
Parece, mas não é o Wenceslau. Mas ele deve ficar assim ou melhor, ao final da funilaria e pintura.
Já desmontado, aguardando lixamento.
Aqui já devidamente lixado e sem a tampa do portamalas.
Sem o estofamento e vidros. E olha o podrinho que prosperava embaixo da borracha...
Estas são as peças que sairam dele. Mais trabalho para a Manuela, que irá levar todas as peças para um local seguro. Impressionante como um carro tão pequeno possa ter tantas coisas...
As fotos acima e abaixo são do interior e do portamalas dele, mostrando a cor original que estava (mal) escondida por debaixo dos revestimentos.
E como diz o outro ditado, "quem procura, acha" e descobrimos além do podrinho na janela traseira, também tem os dois assoalhos que estavam enferrujados demais no lado de dentro do carro, não valendo à pena mantê-los. Com isso, a FLP (Fundação Luciano Pinho) acaba intervindo e investindo num par de assoalhos para que Wenceslau fique tinindo. A lista de peças ainda conta com os encaixes de borrachas do portamalas e cofre do motor, e também a procura de um par de estribos novos e frisos das janelas das portas. E, para ficar mais divertido e caro, tem também a caça ao escapamento para Fuscas com ar quente - peças que além de caras, não se acham com grande facilidade. Isso faz parte do desafio - afinal, se ele tem por objetivo a placa preta, tudo tem que ser feito direito para ser feito uma vez só. E aí, pessoal, gostaram da futura nova cor? Comentem e fiquem à vontade!