Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 11 de maio de 2014

Como ter um carro antigo sem surtar nem falir - primeiro passo




Incomoda quando alguém fica repetindo para mim que ter carro antigo é "coisa de louco ou de rico, se não os dois ao mesmo tempo". Um carro antigo dá despesa sim, mas futebol, TV a cabo, jantar em restaurantes e visitar a sogra também dão despesa e ninguém fica criticando quem o faz, já que isso é o que se espera que todos façam. Então se vc quer deixar de ser "todo o mundo", espero com esta pequena série de textos, ajudá-lo(a) a procurar, comprar, usar e manter o seu primeiro carro antigo. Entre erros e acertos, acho que posso aconselhar adequadamente neste assunto. Toda a quinzena (possivelmente, semanalmente) farei um novo post da série, assim como providenciarei notícias da frota.


Primeiro passo: por que você quer um carro antigo?

Este é o passo mais importante de todos, pois vai balizar suas decisões quanto ao seu futuro "amigo de lata" - o que você está disposto a tolerar, a aprender, fazer e deixar de fazer? Como com qualquer coisa na vida, cada decisão traz junto uma renúncia, então é preciso responder a estas perguntas com muita sinceridade para você mesmo, para que depois o seu carrinho não passe a ser um tormento em sua vida. Longe de desestimular alguém, quero no entanto mostrar neste primeiro passo que nem tudo são flores e glória em ter um carro antigo.



Reflita bem, pois você terá que se acostumar a garimpar peças não só na internet mas em lojas de autopeças, feirinhas/encontros e desmanches, vai sujar suas mãos, gastar tempo e dinheiro, e por vezes o resultado vai ficar aquém do esperado. Também é preciso considerar porquê você quer comprar um carro antigo - saudosismo ("meu pai tinha um", "foi meu primeiro carro" entre outros), ou ser fã da época do carro - anos 50, 60 etc - normalmente não são suficientes para manter a "amizade de lata" viva por muito tempo, principalmente quando for necessário procurar metade da internet por uma peça ou após uma pane (a primeira pane por superaquecimento no trânsito é inesquecível). Você precisa gostar muito do estilo, e saber ter paciência para usar e manter. Se for restaurar um, aí as dores de cabeça e gastos ficam bem maiores e o tempo de usufruir do seu veículo caem proporcionalmente (exceto se você tiver bastante habilidade, espaço, ferramentas e tempo para fazer a maioria das coisas com o mínimo de terceirização - daí isso tudo vira diversão).

Um lindo Galaxie 500, num encontro. Só que quando ele superaquece e para no trânsito, essa beleza não vai fazê-lo andar de novo.
Você deve pesar também qual o uso que dará para o seu carro antigo, para poder calibrar as expectativas e orçamento. Se quer um carro de uso diário, fuja de modelos mais raros ou antigos pois eles não foram feitos para enfrentar o trânsito pesado que temos aqui (se você mora numa cidade sem trânsito, sua vida fica mais fácil), e procure carros (ou motos) menos antigos e exclusivos. Opala, Fusca, Corcel II e Passat são os melhores nestes quesitos. Se o seu uso for mais restrito a finais de semana e feriados, um carro mais antigo pode ser a sua melhor escolha mas lembre-se: você terá que ligá-lo e dar uma volta praticamente todos os finais de semana, para que as partes mecânicas e eletromecânicas se mantenham lubrificadas e funcionais, e a bateria se mantenha carregada.
"Flash Gordon" (Dodge Dart 75) em uma das repinturas. Muito aprendizado vindo deste projeto...
Por fim, lembre-se que os automóveis e motocicletas evoluíram muito e portanto, esperar que um Fusca 1300 tenha o mesmo consumo de um VW Up!, ou então que um Opala Diplomata seja mais veloz e confortável que um Honda Civic, vai certamente lhe trazer algumas decepções. Os preços podem ser até diferentes em alguns casos, mas hoje com R$25.000 você encontra um bom Opala Diplomata 6 cilindros e um também bom Honda Civic 2004 - qual deles dará mais prazer para você em um aspecto amplo, vai depender unicamente do que você espera, então faça alguns "test drives" e tire a dúvida. Às vezes carro antigo não é para você. Sério. Você pode admirar, dar umas voltas de vez em quando, mas ter um pode não ser a sua praia. 



VW sedan (Fusca) 1968 e VW up! 2014 - 48 anos de distância em tecnologia e estilo, à sua escolha.

Resumo: pense antes de torrar seu suado dinheirinho num carro ou moto que podem virar um pesadelo. E se você estiver decidido a entrar neste divertido mas trabalhoso mundo dos carros (e motos) antigos, aguarde o próximo post.
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7 comentários:

  1. Ainda tem muito aventureiro que pensa que carro antigo é apenas comprar e tirar uma onda. O problema é carro antigo quebra, é caro de manter e exige um bom nível de conhecimento por parte do dono. Dono que não fala a mesma língua do seu carro ou não conhece tudo o que passa em seu coração tende a gastar rios de dinheiro e vendê-lo, exatamente nesta ordem.

    Um forte abraço!

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

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  2. Muito bom! As decisões devem ser tomadas com os pés no chão. Inclusive (especialmente, talvez) as que estão ligadas à diversão. Conhecer sobre o assunto, se conhecer também, ajudam que o resultado final seja mesmo a diversão que se espera.

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  3. "(...) após uma pane (a primeira pane por superaquecimento no trânsito é inesquecível). (...)" kkk, realmente isso é fato. o carro quando ainda não se conhece direito (funcionalidade, mecânica, elétrica) ou tem diversas coisas que foram e precisam serem feitas, acaba acontecendo isso e outras coisas mesmo deixando na rua. Quando o carro já está "revisado", "pronto" ou quase, isto é, de forma que já se está ao menos andando com ele, aí é que ele entra em seu "perfil" e pode acabar os problemas. Quem tem antigo sabe como é. Um exemplo seria dirigir um Galaxie como esse da foto de um lugar e posteriormente dirigir outro em um lugar totalmente longe. Se sente muita diferença. parece que o carro chega até ter uma "energia" ou "vida própria", se é que me entendem.

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  4. POSSUO DE ANTIGOS UM FORD LANDAU 79, UM FORD MAVERICK SUPER LUXO 6CC 74, UMA MOTO HONDA CBR 1000F 91 E UM HONDA ACCORD 94. DIGO A VOCÊS: A PESSOA TEM QUE TER "BALA" NA AGULHA MESMO PARA MANTER UMA COLEÇÃO. SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO E AINDA TRABALHO EM UM SERVIÇO EXTRA, TODO ESSE ESFORÇO PARA RESTAURAR MEUS QUERIDOS PUPILOS E MANTÊ-LOS. MUITOS JÁ ME CHAMARAM DE LOUCO POR ESSE GOSTO E ME QUESTIONAM DESSE MEU HOBBIE CARO E TAMBÉM NÃO ENTENDEM. SEI QUE MEU SACRIFÍCIO VALERÁ A PENA QUANDO EU VER TODOS OS MEUS AMADOS RELUZENTES E DESFILANDO. SÓ NO FAROL DA MINHA CBR 1000F 1991 PAGUEI R$ 2.500,00 E FRETE DE R$ 50,00 SEDEX. FALO QUE GASTEI ISSO E NINGUÉM ACREDITA E ACHAM QUE ESTOU CONTANDO VANTAGEM. POR ISSO, NEM COMENTO MAIS PRA NINGUÉM QUE POSSUO ESSAS ANTIGUIDADES. SOU COMO OG POZZOLI, UM VERDADEIRO ANTIGOMOBILISTA, VIVA O CARRO E MOTO ANTIGOS, VIVA A HISTÓRIA QUE RESGATAMOS ATRAVÉS DE LEMBRANÇAS QUE NOS MOBILIZA E INCENTIVA NA RESTAURAÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTAS MÁQUINAS ANTIGAS QUE MARCARAM ÉPOCA. ABRAÇO A TODOS!

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. DESCULPEM-ME PELOS ERROS ORTOGRÁFICOS. SEGUE:

    NA VERDADE QUANDO DIGO QUE SOU COMO O MESTRE OG POZZOLI, É PELO CARINHO QUE TENHO PELOS MEUS SIMPLES CARROS, SEMELHANTE AO SENTIMENTO QUE ESTE MONSTRO DO ANTIGOMOBILISMO TEM PELA SUA COLEÇÃO, QUE ALIÁS, É ESTUPENDA, E COM OS VERDADEIROS CARROS CLÁSSICOS. OUTRO CARA QUE EU ADMIRO É O ALEXANDRE BADOLATO, O CARA DOS DODGE. ESTE SALVADOR DE DODGES RESGATOU VÁRIOS EXEMPLARES DE UM FIM TRISTE, O QUE ME FAZ LEMBRAR DE MIM EM RELAÇÃO AO MEU LANDAU QUE ERA SUCATA. MEUS QUERIDOS, LEIAM SOBRE ESTES DOIS MONSTROS DO ANTIGOMOBILISMO E CONTAMINEM-SE PELO VÍRUS DA FERRUGEM.

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    Respostas
    1. Alex, é bem por aí. Acho que "bala na agulha" não é nem o único fator necessário, pois com pouco dá para ter e manter um carro antigo simples. A questão é ter a paciência e a vontade para isso, coisa que muitos não tem. Um abraço!

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