Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 20 de abril de 2014

Nove carros que eu gostaria de ter.

Várias pessoas fazem para mim a incômoda pergunta "quantos carros você tem?" - e para mim é desagradável responder porque a quantidade definitivamente não corresponde ao custo deles, e muito menos a alguma aparência de condição financeira abastada. Se assim o fosse, a frota provavelmente seria maior e todos (eu inclusive) moraríamos num lugar onde todos pudessem ficar juntos e serem reparados no mesmo local sempre que possível. Mas garanto que não é assim, e cada vez que eu olho para um carro diferente, minha esposa me olha com aquele olhar questionador de "você vai colocar mais um carro aonde??".

Enfim, se espaço, dinheiro e tempo não fossem restrições, estes seriam os meus 7 8 9 (?) escolhidos - vejam que a lista pode ser excêntrica, mas com poucas exceções não tem nenhum carro óbvio e de custo proibitivo, como um Ferrari ou Lamborghini que apareceria nas listas mais frequentes. Talvez seja de estranhar a falta de carros da Ford ou o excesso de Opalas, mas a lista reflete a minha opinião, e cada um pode variar conforme ache adequado. Lá vamos nós:

Opala Comodoro 2 portas 6 cilindros 1988

Sempre lembro da minha adolescência, onde o "rei das ruas" era o Opala Diplomata 6 cilindros, tanto pelo desempenho quanto pelo luxo. Só que eu gostava mesmo era dos Opala Comodoro por serem menos rebuscados quanto a frisos e detalhes, mas ainda tinham  o excelente acabamento que o qual GM se orgulhava em toda a sua linha. Além disso, o Comodoro era "carro de velho", já que era modelo intermediário, e quase não foram fabricados os modelos de 2 portas - na minha opinião, os mais bonitos. Até hoje eu tenho sonhos onde estou dirigindo um desses azul escuro, numa rodovia em que não existam estes malditos radares nem tantos motoristas barbeiros...

Trabant 601

Quando houve a queda do Muro de Berlim, eu era um adolescente que já gostava muito de carros antigos, e os Trabant me cativaram pelo estilo antiquado para a época (ninguém dizia "retrô"), e ficava com muita dó de ve na TV milhares de carrocerias e carros inteiros sendo abandonados e picados como um dos efeitos colaterais da reunificação a Alemanha. Para mim ele representa uma época que não vivemos mais - onde haviam duas ideologias claras, "mundos" distintos dentro de um só, mas que no fim das contas éramos humanos com ambições e sentimentos tal qual somos hoje.
Como veem pela foto, tive a grata oportunidade de dirigí-lo em Berlim e o carro é pequeno por fora, minúsculo por dentro, barulhento e o carburador deste azulzinho da foto estava afogando. Ainda assim, adorei o carro e espero um dia trazer um exemplar destes para terras tropicais abaixo da linha do equador.

Karmann-Ghia (até 1969)

Um lindo esportivo com curvas que até hoej fazem sucesso por onde passam, e que se tivesse um motor potente seria de fato um carro esportivo. É o tipo de carro para ir à praia com a esposa (os solteiros ganham uma ótima razão para convencer a uma garota para passear), e para ser escolhido com cautela, já que a funilaria de um KG é bem complicada por ser totalmente manual. A mecânica refrigerada a ar igual à do Fusca torna a vida mais fácil para maiores aventuras. E digam: já foi feito no Brasil algum carro mais bonito e harmonioso do que este?

 
FNM JK 2000 (ou FNM 2150)

Um carro à frente de seu tempo, principalmente para o mercado brasileiro - tão à frente que era caro demais e acabou não vendendo muito. Mas o estilo dele, com desenho italiano para o mercado americano é sensacional, e o desempenho dele para a época era também invejável. O câmbio de 5 marchas com acionamento na coluna de direção é para poucos, e a direção dele é tão pesada quanto a de um caminhão sem assistência hidráulica, mas o acabamento é primoroso e o estilo, ah o estilo... vi pouquíssimos ao vivo até hoje, e este carro preto da foto vem povoando meus pensamentos há muito tempo. Só não tomei ainda a coragem financeira (que inclui espaço e orçamento de "ressureição" do veículo) para fazer uma proposta para o atual proprietário, mas hei de chegar lá (se alguém realmente se habiliar a restaurar este carro da foto e tiver tanto a paciência quanto a verba para isso, deixe uma mensagem para mim).

Um carro que espero um dia chamar de meu.

Opala 2 portas Gran Luxo 6 cilindros, 1973 ou 1974.
Outro carro que povoa meus sonhos desde minha adolescência, também pelo conjunto da obra ou seja, desempenho, luxo, conforto e uma certa discrição que o Opala SS não tinha. Este Opala verde menta que encontrei num encontro tem a descrição exata do carro que eu gostaria de ter (até a cor é a que eu gostaria), inclusive com ar condicionado original. Não tive nem abertura nem coragem para perguntar ao proprietário se ele o venderia, primeiro por ele me parecer bastante satisfeito com o carro, e segundo porque sele ele falasse que este Opala poderia ser meu, certamente seria por uma quantia que excederia ao meu juízo, sem contar que não teria nem onde colocar o carro, portanto valeu o silêncio.

"Opaloito" ou "Caravoito"
Na categoria "muscle cars brasileiros", este é o meu modelo - pegar um Opala 2 ou 4 portas ou uma Caravan, bom mas sem ser perfeito, de preferência 4 cilindros e 4 marchas ou então automático, e colocar um motor Chevrolet V8 "small block" 350, preferencialmente com injeção eletrônica, junto com um diferencial de Dodge, câmbio de C10 e freios a disco nas quatro rodas. Este "misto quente" já foi feito por algumas pessoas e o resultado é o melhor possível - sem frescuras, nem dores de cabeça para manutenção ou adaptação, apenas um carro limpo, rápido e confiável.
Um excelente candidato a Opaloito
Motor Chevrolet 350 small block instalado no cofre de um Opala. Parece que nasceu para o carro.

"Chepala" hatch 4 cilindros
"Chepala 4 cilindros" do jornalista Josias Silveira. Fonte: blog AUTOEntusiastas (www.autoentusiastas.blogspot.com.br)
O que fazer com o motor de Opala que sobrou do "Opaloito"? Colocar num Chevette hatch e fazer um "Chepala", e ter um ótimo carro antigo de uso diário. A adaptação é relativamente simples e foi muito frequente nos anos 70 e 80, porém recentemente os pesados e robustos motores de Opala 4 cilindros deram lugar a motores 2.0 de Astra e Vectra com injeção eletrônica, mais leves e de potência bastante superior - proposta tentadora, mas que para mim foge um pouco da receita de simplicidade e baixo custo que se espera de um projeto desses. Motores de Opala 4 cilindros há aos montes (eu mesmo tenho dois, guardados), tem diversas preparações disponíveis e cabem sem adaptações mais pesadas num Chevette, e custam pouco para comprar e manter. Já os motores mais novos são um pouco mais salgados demandam adaptações no câmbio e um conhecimento sobre eletrônica que automotiva eu ainda não tenho.

DKW Vemaguet Belcar até 1963
ESTA é a Vemaguet que eu gostaria de ter - azul com teto branco, com calotas e sobrearos, e com as tais portas suicidas. Tanto DKW como Vemaguet são bem legais, com seus motores 3 cilindros de 999 cm3 e dois tempos, que fazem eles soltarem aquela fumacinha azul pelo escapamento e produzem aquele ruído característico de motor que sobe de giro rapidamente. Os 50 cv de potência dão conta do recado com competência (guardadas as devidas proporções de um projeto da década de 50), e o interior deles é bem espaçoso. Peças de reposição preocupam, mas comparados aos Gordini manter um DKW não é o que há de mais difícil, além do clube ser formado por reais entusiastas.

Austin Mini (o antigo)
A obra prima de Alec Issigonis, este carrinho é sensacional - menor que um Fiat 147, da altura de um Puma, mas que acomoda com conforto 4 passageiros, dá para entender porque ele foi fabricado de 1959 até 2000. O motor original - de 850 cm3 e pífios 36 cv - é compensado pela excelente estabilidade do carro, sendo a versão com motor de 1275 cm3 extremamente divertida de dirigir. O desenho dele é fenomenal, simples mas bem acertado, sendo um clássico admirado onde quer que você vá. Trazer um exemplar destes para o Brasil não é o que se pode chamar de barato, mas não é a coisa mais cara do mundo, e o espaço ocupado por ele na garagem é menor que o de uma carretinha - chega a ser engraçado. Além disso, é mais simpático e menor que um Smart, (que aliás, fica parecendo um Kinder Ovo para o Godzilla perto do Mini), ou mesmo o Fiat 500 novo.

Há mais carros que povoam meus pensamentos sim - como um Pontiac Firebrd 1971, um Dodge Challenger 1972, ou mesmo uma Kombi pick-up até 1975. Há também um monte de outros carros legais que consideraria juntar à frota dependendo do preço e condições, mas não são necessariamente carros que eu deixaria hoje na lista. E você, qual seria a sua lista?


5 comentários:

  1. Sua lista é bem bacana, todos são carros com personalidade. Muito bom!

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    1. Obrigado, Leroi! E o Mercury, quando volta a andar?

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    2. O motor do Mercury ficou fantástico, bem como o freio. Mas adivinha só: o câmbio deu prego! Nada como a vida de um antigomobilista, rsrsrsrs

      http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

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  2. Luciano, faz tempo que leio seu blog, mas nunca comentei... hoje tomei coragem e estou escrevendo para lhe parabenizar pela sua humildade. Você transparece ser um cara sereno e que deve ter um papo muito agradável, continue assim e parabéns pelos carros e pelo capricho. Parabéns também por ser um cara não muito xiita em relação a originalidade, acho que as pessoas tem que deixar seus carros com as suas marcas, ou como lhes caem melhor, sem aquela coisa de ser exatamente original. Nos seus carros existe originalidade, porém na sua lista existe uma margem para os swaps, e essa mistura é o que eu acho bacana...

    abs....

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    1. Oi Fabio,
      Muito obrigado pelo comentário, realmente fico feliz por você gostar do que escrevo e da pouco pequena, e muito trabalhosa frota. De fato eu procuro deixar os carros com a originalidade possível dentro da praticidade, para que não se tornem escravidão, mas sem perder características de suas épocas. O Irineu, o Silvestre e a Wanda são os únicos que pretendo deixar o mais próximo do 100% de originalidade, porcausa de suas características particulares, mas do resto não precisamos ser tão fundamentalistas assim... :-)
      Bom, agora que eu comprei um celular que tiram fotos decentes, eu pretendo aumentar a frequencia de posts - espero que goste.
      Um abraço!
      LP

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