Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Wanda, uma Caravan 76 especial.

Atendendo a pedidos, eis as fotos de Wanda, a Caravan 76 que se juntou à família. A primeira vista, uma Caravan 76 4 cilindros bege, comum e encontrada aos montes por aí. Mas ela tem muita coisa especial - algumas eu descrevo nas fotos, e outras descrevo aqui mesmo. 
A primeira delas: a história dela. Ela pertenceu ao Departamento de Marketing da GM até meados dos anos 80, quando foi comprada pela pessoa que a utilizava regularmente. E como era um carro do departamento "cartão de visitas" da fábrica, ela foi tratada por muito tempo a pão de ló, e recebeu praticamente todos os opcionais que uma Caravan std poderia receber, entre eles farois de milha, farois de neblina, garras nos parachoques entre outros. Após comprada, ela ficou com o antigo dono até o falecimento dele, e a viúva ficou com o carro, mas sem tempo nem paciência de cuidar dela. E com isso, ela foi se deteriorando, tendo peças roubadas (como os farois de milha e os de neblina) e posteriormente vendida a um rapazinho que fez alguns reparos com poucos recursos, até que num curto espaço de tempo foi passada a um amigo meu (o Jack) e depois de algumas conversas, a Wanda se mudou para cá, acompanhada do manual do proprietário dela, comprovando a origem ilustre. 
Tem muita coisa a ser feita, só para variar - pintura, funilaria, suspensão, pneus entre outras coisas... mas veja nas legendas das fotos, a descrição de outras coisas especiais dela, que me motivam a deixá-la 99% original (e com placa preta) futuramente:

Ela tem o raro bagageiro de teto original GM, que saiu em pouquíssimas Caravan. Infelizmente, faltam 3 das 6 barras de alumínio que são montadas no próprio teto. Vejam abaixo as fotos de época de duas Caravan (só que 75) - uma do catálogo da GM e outra do teste da Quatro Rodas.
Caravan 75, com bagageiro de teto original GM. Foto de catálogo.
Caravan 75 em teste pela revista Quatro rodas, com pneus faixa branca e bagageiro de teto.
Wanda na garagem, quietinha e discreta, com cara de quem já foi rainha mas também passou por maus bocados.
Forração de porta precisando de um remendo na área da manivela do vidro. O bacana é que não foi cortada para receber um alto falante.
No interior dela, as surpresas: 4 cilindros AUTOMÁTICA NA COLUNA (raro como mosca de olhos azuis), ar quente e rádio AM/FM ORIGINAL CHEVROLET (outra coisa rara). A almofada do painel está intacta e os instrumentos também muito bons, parecendo quase novos. Como alguém que gosta tanto de carros antigos não iria se encantar?
Banco dianteiro gasto no lado do motorista, mas só. Nada que uma tapeçaria bem feitinha e rápida não resolvam facilmente este problema. O lado do passageiro e o banco traseiro estão excelentes!
Aqui está ela, no dia quem a vi pela primeira vez.
Mesmo tendo a certeza que haverão algumas dores de cabeça no futuro, este é um projeto que me empolga. Trabalho mesmo só vai começar ano que vem, depois que terminar o Irineu (salvo se eu for um dos felizardos a receberem um prêmio polpudo da Mega-Sena). E enquanto isso, vou dando umas voltas com ela e juntando peças para a futura restauração. E que seja bem vinda à família, Wanda!

11 comentários:

  1. Agora sim, devidamente apresentada...
    Sua pacata cor Bege bem comum no final dos anos 70, esconde suas virtudes, realmente ela é um luxo, frisos na caixa de roda e ar, bagageiro, automática, interior íntegro e seu histórico...
    Parabéns pela compra, um belo projeto, com essa aquisição não foi desfeito de nenhum dos outros membros, o ultimo que deu adeus foi o Puma, certo ?
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Lucas. Só o Puma mudou de mãos, os demais continuam "na casa". E obrigado pelos elogios, ela é realmente bem diferente das demais.
    Um abraço!
    LP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, tenho uma Caravan igual a sua. Fiquei surpreso em ver um carro igual o meu, com o bagageiro e tudo. Vi que esta querendo reformar o seu carro. Uma dica que eu dou, por experiencia própria, pense bem se quer realmente deixar o bagageiro. No meu caso tem horas que acho ele bonito e tem horas que gostaria de tira-lo, mas é inviavel devido ao trabalho de retirar e por ter que fazer a reforma do teto por conta dos furos. Por isso eu digo, pense bem. Se quiser entrar em contato pra marcarmos um dia pra ver os carros, moro em SP, zona leste. meu e-mail. ricardogrc@ig.com.br

      Excluir
  3. 4 cilindros, automática na coluna? Nunca vi...
    Você está com uma joia nas mãos, cuide bem.
    Um forte abraço!

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Leroi. Já havia visto Opala, mas Caravan automática na coluna só vi esta até agora.
      Um abraço!
      LP

      Excluir
  4. Amigo tambem tenho uma igual ....... Mas a minha e vinho estou começando a restauração agora mas a minha tambem esta toda original ......... entra em contato pra trocarmos fotos ....... rodriguescoifas@hotmail.com ......... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, acabei de te mandar um e-mail. Obrigado pelo contato e um abraço!

      Excluir
  5. Amigos do blog tenho uma caravan branca com bagageiro no teto 75 std 6cc automática na coluna verdadeira mosca branca para vender interior impecável tudo original estava no celeiro trancada por anos, incrível só troquei a bateria e pegou de primeiro 17 anos parada com 97mil originais e infelizmente quero vende-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acabei de ver sua mensagem. Pela descrição parece uma Caravan muito especial, pena precisar vendê-la. Seus dados não apareceram aqui, quanto você quer por ela e tem fotos? Acho que consigo indicar para você quem se interesse.
      Um abraço! LP

      Excluir
  6. Luciano, meu nome é Eduardo, possuo uma Caravan STD ano 77 e comprei o volante original para substituir o que veio nela e que não era original. É o mesmo volante da sua, mas está sem o logo na tampa do volante. Minha dúvida é que se vai escrito Opala nesses volantes, mesmo os utilizados na linha Caravan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, obrigado pelo contato e me desculpe pela demora em responder.
      O volante de sua Caravan é exatamente igual ao da minha, ele só muda a partir de 78, com as estrias mais grossas, e também vem escrito "Opala" no centro do volante.

      Um abraço! LP

      Excluir