Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 9 de setembro de 2012

Detalhes

Wenceslau recebeu ontem a esperada vistoria para obtenção da placa preta, e felizmente foi aprovado com pequenas ressalvas. Logo de cara, o avaliador do clube soltou: "O carro está bonito... mas ainda faltam algumas coisinhas, não é?" A verdade dói, mas era um fato que não dá para esconder, e assim como quem constroi uma casa para morar, quem restaura um carro antigo vê coisas depois do serviço pronto que ficam incomodando até que elas sejam resovidas, mas que a grande maioria das pessoas não repara. Saí da vistoria com o certificado em mãos (YESSSS!!!!), e ao chegar em casa comecei a procura na internet pelos detalhes indicados e mais algumas outras coisas que não foram indicadas mas me incomodam muito. Mesmo encontrando a maioria do que precisava, preferi esperar e dar um pulo no encontro no Paço Municipal de Santo André para procurar pelas peças, comparar preços e comprar o que for necessário - o surpreendente é que no encontro TUDO estava mais barato que na internet... então, fica a dica para os que forem comprar peças, principalmente no Mercado Livre. Salvo peças mais difícieis como os farois originais Cibié, vale muito pesquisar antes. 

E o que foi feito desde ontem... e precisa ser feito ainda, segue abaixo:


 Nas colunas há dois furos que são tampados com tampinhas plásticas. Em cima foi tudo certo para colocá-las hoje, porém embaixo os furos não foram feitos corretamente durante a funilaria e as tampas não encaixaram de jeito nenhum. Mais um servicinho para que o funileiro refaça, daqui há alguns meses, dentro dos "ajustes necessários após funilaria". Tem também um grampo da forração de porta desencaixado, que amanhã será resolvido.


As manivelas dos vidros foram substituídas pelos modelos originais do Fusca 70 - 74. Só não contava que a manivela do lado do motorista fosse soltar o botão DURANTE a instalação. É, quarta-feira que vem eu a troco com o vendedor, que estará no Poliesportivo de São Bernardo do Campo.


Este é um defeito que me deixou encafifado - a guarnição do vidro da porta do lado do motorista está aderente demais ao vidro e, ao descê-lo, a borracha enrosca e puxa toda a guarnição para baixo (detalhe: a foto não virou no sentido anti-horário, então incline sua cabeça para a direita e você entenderá melhor a situação - acho...) . Vou ter que levá-lo na vidraçaria que colocou esta borracha para substituí-la.

 Os canos de escapamento serão substituídos por um par original. Além de levemente enferrujados antes da funilaria, durante a pintura a tinta grudou na ferrugem e ninguém lembrou de limpá-la. 



A tampa do esguicho está quebrada, então quando se coloca pressão, ela vaza por completo. Haja e lá vai Araldite!





Na área de Iluminação, um farol quebrou e, como já não era original, os dois serão substituídos por um para fabricado pela Cibié nos anos 70 - já achei um farol, só falta o outro. A chave de seta será trocada por uma do modelo original, que já foi encontrada, mas preciso comprar, o mesmo valendo para o miolo do volante, que mesmo original está todo trincado e não para mais no lugar. E detalhe: tem também as guarnições dos farois para evitar que eles atritem contra o paralamas e removam a tinta, causando corrosão no futuro. 

Fora isso tudo descrito acima, ainda tenho que:
  • lubrificar os trilhos dos bancos, e assim tirar o incômodo "nhec nhec" que acompanha o Wenceslau desde que saiu da funilaria;
  • pintar o assoalho por dentro (vejam o post anterior - o que ocorreu foi um vazamento de fluido de freio, que tirou toda a tinta do assoalho!);
  • colocar a chave geral na bateria, para assim preservar a coitada por bastante tempo;
  • pintar o cano de freio que passa por dentro do carro;
  • ligar e trocar o alto falante traseiro (aliás, quem tiver um alto falante 6x9 em bom estado para doação ou venda, agradeço imensamente!)

Nada disso impede que eu vá ao despachante já para dar entrada no pedido para emissão da placa preta, o que será feito o quanto antes.


Enfim, o moral da história: mesmo um carrinho simples como um Fusca tem tantos detalhes que exigem da paciência de quem quer restaurar um carro. E, se bobear com as contas e profissionais, a conta sai muito mais cara que o inicialmente previsto, o que não foi o caso dele (mas vale a dica). E tem mais um "moral da história" - carro antigo nunca fica pronto, por mais que se ache isso. Só fica pronto se ele ficar guardado, sem uso nem diversão... mas daí, qual a graça disso tudo? Então amigo/amiga que pensa em embarcar numa dessas, vai o conselho: planeje-sem tenha coragem para não desanimar com os pequenos contratempos (que aparecem sempre, mas dá-se conta de todos eles) e divirta-se resgatando história e tornando a vida e as ruas mais coloridas.





2 comentários:

  1. Parabéns Luciano, mais um PP...
    Realmente é muito trabalhoso todo este processo, mas com certeza deve ser muito gratificante ter um carro que está dentro do padrão original mesmo depois de tanto tempo e as vezes muitos proprietários ...
    Qual será o próximo ???
    Abração

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    1. Oi Lucas, obrigado pelo apoio. Realmente é muito bom ver o carro receber a PP depois de tanto trabalho e dinheiro sendo investidos, um dia vc chega lá também. Não sei ainda qual será o próximo para PP, pois a Manuela demandaria algumas mudanças meio drásticas (troca de motor, estofamento mais espartando e substituir as rodas e pneus pelos originais), o Irineu precisa de restauração média em tudo(o que significa $$$ e tempo) e o Don parece às vezes um eterno e divertido "trabalho em andamento". Vamos ver, em breve eu decido e te falo.

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