Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

domingo, 1 de janeiro de 2012

O pé direito

Bom primeiro dia feliz de 2012 a todos!

Para aqueles que creem que a vida pode mudar drasticamente numa data e fizeram suas simpatias de virada de ano, para aqueles que acham que a única coisa que muda na virada de ano é o calendário, e para aqueles que - como eu - estão na linha intermediária entre um e outro, desejo que 2012 seja um ano excelente em todos os aspectos.

Portanto ao invés de colocar aqui intermináveis conselhos e dicas para um bom ano, a única que coloco é a de aproveitar este dia em que tudo esá vazio para peagr o seu carro (ou pegue o carro de alguém emprestado caso você tenha habiliação para dirigir) e dar uma bela passeada, para curtir a sua cidade vazia e perceber nuances que você não repara no dia-a-dia.
Perceba que para dirigir, você usa primariamente o pé direito no controle dos pedais - portanto este tão cheio de superstição membro de nosso corpo é quem irá acelerar a sua condução ou freá-la. Esta é uma metáfora curiosa da vida... justamente o "pé direito" é quem vai te fazer avançar mais rapida ou lentamente, e quem vai, junto com os outros membros e órgãos sensoriais, colocar em prática a ação mais cabível segundo o julgamento "do todo" (ou seja, você)... e o mal-falado pé esquerdo é justamente quem vai mudar de forma mais drástica a velocidade das coisas, pois ele é quem aciona o pedal da embreagem nas trocas de marcha, e irá controlar as constantes trocas de marcha e principalmente naqueles momentos em que o carro precisa fazer muita força para enfrentar lentamente uma subida íngreme assim como para dirigir gostosamente por aquela estrada vazia, em velocidades mais altas mas pouco esforço do carro.
E também, naqueles momentos em que é preciso correr, ele vai trabalhar incessantemente para ajudar na subida e redução de marchas, assim como o pé direito que ficará se revezando em acelerar e frear e, às vezes, fazendo os dois ao mesmo tempo. Se você só teve carros com câmbio automatizado ou automático, passe alguns dias com um carro de câmbio manual e perceba tudo isso a que me refiro, salvo se você gostar muito que a sua vida seja controlada pelos outros (neste caso, o que você está esperando para se inscrever no Big Brother?)
É difícil de compreender tudo isso em meio ao caos da rotina, mas pare e pense... nossa vida não é assim também? E tal qual dirigir, só deixa de ficar no "modo automático" quando alguma coisa muda? Com isso faço um convite para que todos nós (inclusive eu) prestemos atenção nesta beleza que a vida nos proporciona... a de pensar e agir conforme os sinais que recebemos, e além disso, a de aprender com os erros dos outros e os próprios erros. Então, se você acha que a coisa anda muito devagar, ou que o seu esforço está muito grande para o pouco evoluído, pense com calma... talvez seja exatamente disso que você precisa, ou então ao contrário, é hora de trocar de marcha e enfiar o pé direito no acelerador... ou então, hora de dar uma freada e ir mais devagar (para não forçar demais a máquina). Independentemente se o carro é muito potente e diâmico ou aparentemente pacato, ele é capaz de muitas coisas e de dar muitas emoções (como na foto abaixo). Sacou?
Para começar este ano de maneira feliz e traduzir tudo isso que coloquei acima, vejam a este videozinho abaixo. E vamos andar! Se tivéssemos que ficar parados, seríamos árvores!


(Créditos de imagens: punta-taco a motoig.com; Isetta: http://flaviogomes.warmup.com.br/; pedaliera de Opala: http://familialacerda.blogspot.com/2010/08/azul-opala-chevrolet-sedan-1973.html).

3 comentários:

  1. Muito bom post, Luciano! Gostei da analogia, da mensagem e do vídeo. Um bom astral para entrar no ano novo, com os 2 pés trabalhando em sintonia!
    Beijos e um 2012 de saúde para vocês!
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Mais um post fantástico de nosso amigo LP.

    Estou no time intermediário entre superstição (eita palavra difícil) e ceticismo (outra p... palavra hein?).

    É inegável que um ciclo se fecha. Isso é um fato da natureza, que a cada 365 dias um ciclo se fecha. E escolhemos o 31/12 para simbolizar isso.

    A analogia é genial Pinho.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post mesmo ...
    Refleti bastante neste !!
    Parabéns ...
    Estou acompanhando direto ...

    ResponderExcluir