Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O encontro emocionante

Após a cirurgia plástica (ou melhor, metálica) de quatro meses, a Manuela finalmente ficou pronta. O resultado ficou muito bom, a lateral ficou incrivelmente lisa, as portas laterais fecham sem forçar muito (só exigem ainda um pouco de força pois as borrachas são novas) e o assoalho trocado ficou perfeito. Mas depois de tanta espera, compra de miudezas e torcida para que ela ficasse bem, mesmo depois de tanto tempo parada, a surpresa foi de fato emocionante. Pode chamar de piegas, mas fiquei feliz em vê-la em pé e rejuvenescida... e acho que ela também ficou. Quem a conheceu antes somente a reconheceria hoje pela placa e por algumas partes no interior não terem sido pintadas, mas só. Ela mesma ficou feliz com o término dessa temporada, e ao entrar ela sussurrou:
_ "Ei, vamos embora?"
_ "Sim, vamos, mas preciso pagar o serviço primeiro. Por que essa pressa, Manuela?"
_ "É que eu estou com saudades de pegar uma estrada... e também cansei de tanta gente tirando fotos com celular!"
_ "Calma, que a gente já vai..."

Antes e depois - em exatos 370 dias, Manuela deixava de ser uma senhora de meia idade no limbo, para se transformar numa jovem simpática e cheia de vida.

Antes de sair, o Ricardo (da Oficina Pit Stop daqui de São Bernardo do Campo, recomendo! Quem quiser o telefone dele, mande uma mensagem para mim) me alertou que havia um vazamento nos freios e que então precisava dar umas duas pisadas no pedal antes dele entrar em ação, e combinamos de retornar daqui há uns 2 meses, depois que a tinta curar, para poder lixar e polir algumas áreas escorridas e também instalar uma travinha que ficou faltando. Com tudo certo, A Dri (minha esposa) seguiu caminho e lá fomos Manuela e eu para a oficina do Henrique. Ela não gostou muito:
_"Pô, acabo de sair de uma intervenção dessas e lá vou eu de novo para oficina? Não quer mais saber de mim???"
_"Manu, querida, seus freios não estão bons e precisam de conserto... vc não quer se arrebentar toda, quer?"
_ "Lógico que não! Mas també meu estou cansada de ficar lá com tanta gente futucando em mim. Eu nasci para andar, transportar, ser útil e livre."
_ "Eu sei, eu sei... mas se não cuidarmos destes freios, aí é que vc vai ficar mal. Você não vê quantas irmãs suas tiveram sorte muito diferente da sua?"
_"Verdade. Tá bom, vamos logo. Mas não vem com conversinha mole, se o passeio é curto, pelo menos vamos curtir ao máximo."

Nos despedimos de todos e das outras Kombis que lá estão (inclusive de uma rara 1960 e de uma sofrida 1969, ambas pedindo desesperadamente por um novo dono) e seguimos rumo à curta viagem de 6Km. Já devidademente acostumado com o freio, fui acelerando um pouquinho... e ela de maneira bem feliz, respondeu prontamente. No caminho fui reparando nas poucas coisas que precisam de montagem, como o rádio e alto-falantes, forros de portas, trocar os cintos de segurança (que ficaram curtos!!!), comprar tapetes e forros...
_"Não esquenta, Luciano. Vai dar tudo certo. Vamos nos divertir..." (disse ela em tom animado).

O cabo do velocímetro encaixou no lugar como há muito tempo não encaixava, e lá permaneceu a viagem toda, coisa que nunca aconteceu... E lá estávamos nós, felizes já na Via Anchieta. Nem importava mais que éramos o centro das atenções (QUEM não vai ver uma Kombi "corujinha" azul claro, no meio de tantos carros sem graça de hoje?), nem o barulhinho no trambulador ao passar da primeira para segunda marcha, nem os freios eram grande preocupação. Lá estávamos nós, passeando juntos depois de tanto tempo. A animação foi tanta que o velocímetro chegou a marcar 120 Km/h - se você acha pouco, experimente fazer isso um dia numa outra Kombi. A sensação é inesquecível.
Estrada livre. Uma Kombi e um cara muito felizes.

Chegamos ao Henrique, e os poucos que a viram lá se admiraram como ela ficou rejuvenescida. Antes de ir embora, falei rapidamente para ela:
_"Manuela, eu vou e você fica aqui por enquanto. Mas calma, vc vai ser bem tratada".
_"Em sei... e Luciano: Obrigado, de verdade. Você me resgatou, está cuidando de mim e está me tornando jovem de novo."
_"Não há de quê, Manu".
_"Ah! Agradeça à Adriana também. O carinho dela comigo me deixa muito feliz também... vamos viajar juntos, em breve!"

E com este emocionante presente de Ano Novo que recebi, deixei-a lá, já na expectativa do novo encontro.

2 comentários:

  1. Divertido d+ o diálogo.... rsrsrs
    Como a Manuela está bem em ?! Nem aparenta ter a idade que realmente tem, afinal tem alguns carros "quadrados arredondados" que estão saindo das fábricas novamente, apesar de não apresentarem o mesmo charme dessa ...

    Que dó é ver as "irmãs" da Manuela no cantinho de uma das fotos, precisando de um pai adotivo...

    Um tempo atrás eu vi uma a venda aqui (acho que era 74 STD branco lótus ou bege alabastro, não deu pra identificar a cor, estava muito fosca, rsrsrs) liguei, liguei e nada, ninguém atendia, era mais curiosidade pra saber o preço mesmo, não sei se posso comprar mais um "antigo" precisando de reforma agora; ainda mais que gosto muito da versão luxo da corujinha, talvez eu iria querer fazer um pintura saia e blusa clássica.

    Tenho que deixar minha sincera opinião: eu gosto muito das rodinhas originais com a calotinha branca, para combinar com o para choque branco, apesar de que, as esportivas que atualmente estão, ficaram bem legais também, com certeza mais confiáveis para chegar nos 120 (fiquei espantado com tamanho desempenho) ...

    Presentão de ano novo para você em, ver a Manuela assim!!!
    Parabéns .. estou escrevendo d+ já .. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir