Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

As cachaças que eu tomo...

Normalmente quando se tem um carro antigo, ouve-se com frequência perguntas sobre o ano, qual o motor ("é 'V4' ou 'V6'? Nossa, é V8!!), comentários diversos sobre histórias de família ("meu pai - ou tio, primo etc - tinha um, era legal, viajávamos até não-se-onde com ele..."), e na sua maioria esmagadora são todos de natureza positiva, alegre e até útil, quando se trata de dicas que as pessoas que viram esses carros saírem 0Km das concessionárias, oferecem sobre manutenção, peças equivalentes ou tipos de problemas frequentes. O único que enche o saco de verdade é o daquelas pessoas que acham que carro antigo é coisa de milionário excêntrico. Esses dias ouvi um desses, de forma extremamente maldosa disfarçada como se fosse uma "brincadeira leve", em que o indivíduo disse que "quando uma pessoa coleciona algo é selo, chaveiro, moeda... e o Luciano coleciona carro antigo!". Típica frase de pessoa frustrada com a vida, que só consegue ter brilho apagando a estrela dos outros, mas que infelizmente se dissemina e outros acabam achando que, de fato, é caro ter um carro antigo. Como diz o ditado, só veem as cachaças que tomo, e não os tombos que eu levo...
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Peguemos por exemplo este Opala da foto. Está anunciado no Mercado Livre por R$15.000, que é preço de um carro 1.0 usado com 5 anos de uso. Este veterano de 1972, que foi caracterizado como um modelo SS está aparentemente bem montado, com rodas do modelo certo, pintura boa etc e oferece, além da confiável combinação mecânica "motor 4 cilindros com câmbio 4 marchas", um estilo ímpar e marcante, se assim você o quiser.

Você não paga IPVA, nem seguro (ou faça só para danos a terceiros, que é mais barato), as peças são baratas e o serviço não tem segredo - nessas, vc economiza por volta de R$1500 por ano em relação ao custo de um "Econobox 1.0" usado que, pela idade vai ter que trocar um monte de coisas também... Achou caro? Veja o preço dos Fusca, ou então comece pelos carros dos anos 80 (veja meu post "os futuros carros antigos cobiçados"), que tem muito carro legal por aí, por preços ainda bem acessíveis, além de serem bem "usáveis" por terem muitas vezes direção hidráulica e até mesmo ar condicionado, se vc tiver paciência de encontrar um modelo com esta opção.

Tenho diversos amigos que, seja por opção como por falta de opção, adotaram um carro antigo como veículo de uso diário e são bastante felizes - aliás, este foi o destino do Pereira, lembram?
Também acho ter mais que dois carros antigos um ato de insanidade mental, por isso não recomendo que façam como eu... mas que se pense com carinho quado se afirma que este é "hobby de rico". E, se alguém decide ter um ou dois carros antigos ao invés de um Camaro 2010, ele tem seus motivos - financeiros ou não; portanto, ao invés de reparar "quantas cachaças" alguém tomou, ou "quantos tombos levou", procure ver quantos sorrisos o tal carro antigo (essa "cachaça") proporciona para ele/ela.

Nota: este post eu dedico àqueles que, como eu

Um comentário:

  1. Um ano de depreciação de um Camaro Zero deve dar 2 ou tres carros antigos...

    Ótimo post Pinho!

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