Compartilhando o significado de ter um carro antigo... ou mais de um!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novo... e sem graça. Reflexões sobre a modernidade

Hoje fui deixar o Klaus "descansando" na garagem por um tempo e peguei o Astra. O carro é confortável, silencioso, anda bem... mas em compensação dá um tédio...
OK, tudo é simples, não precisa esquentar antes de sair, trocar marchas no trânsito, o ar condicionado esfria e aquece conforme a minha vontade (e não a do carro), e a direção hidráulica é leve sem ser imprecisa e nem dura a ponto de ser pesada em manobras.
Por outro lado, é outro carro no meio do rebanho. Não fosse a cor vermelha bordô que é um pouco diferente do que há hoje, seria um carro completamente igual aos outros, sem mais nem menos, como mais um boi no meio da boiada. Mais um símbolo do tédio dos tempos atuais, onde tudo é tão eletrônico, automatizado e simples que tudo fica à mão e a vida começa a ficar entediante, além da spessoas em geral ficarem cada vez mais irritadas e ansiosas - o tal do "a gente tem que crescer", expressão que nunca entendi direito. Tá aí, o Astra é um símbolo do vazio que vive-se hoje - tem-se muito objeto, muita comodidade, e pouca essência com quase nenhuma expectativa.
SIM, é uma delícia ter o conforto da automação, mas esse deleite se transforma em preguiça e ansiedade rapidinho, que acabam demandando horas de academia de ginástica para queimar esta "energia acumulada" que poderia ser muito bem empregada em atividades mais simples, como... abrir o vidro do carro com a famosa manivela, ir ao escritório de algum colega de trabalho no lugar de usar o "e-mail", andar mais, falar mais e enfim, viver mais.
A tecnologia é excelente e necesária para vivermos cada vez melhor, mas ela é como um uísque. Deve ser boa, elaborada, e tomada em doses comedidas para não estragar sua saúde e se tornar um vício. Afinal, muitas vidas se salvaram porcausa da tecnologia mas, seja sincero, você não vivia melhor sem ter um telefone celular?
O que uma simples mudança de veículo não desencadeira... ai ai ai, eu e meus pensamentos...

Um comentário:

  1. Lu, eu entendo a tecnologia como um indicativo das mudanças que presenciamos. Geralmente o intuito é suprir alguma necessidade ou apenas propor algo melhor do que aquilo que já existe. Não vejo mal algum no Astra, mas acho irônico fabricarem carros com uma potência inédita para você ficar parado no trânsito. Acho o telefone celular um tremendo "quebra-galho", mas também questiono o uso que se faz dele. Concordo que é esquisitíssima a ênfase no virtual em detrimento do pessoal. Ocorre que cada época tem os seus brilhos e também os seus demônios. Você pode ter o melhor dos dois mundos. Seus carros são para objetivos e funções muito distintas. Acho um privilégio poder disfrutar disso. A vida não é feita só de dias de sol; há chuva, garoa, neblina, nuvens, mas nem por isso ela deixa de ser boa...questão de ponto de vista.
    Beijos!

    ResponderExcluir